EM DESTAQUE

Comissária sobrevivente defende piloto: "Morreu como herói"

A comissária de bordo sobrevivente do voo com o time da Chapecoense, Ximena Suárez Otterburg saiu em defesa do piloto Miguel Quiroga, que ...

Rádio Online

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

PREFEITA DA MAIOR CIDADE DO CARIRI DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NA SAÚDE

O alarmante crescimento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zica, fez com que a prefeita Edna Henrique baixasse o Decreto nº 930/2015, decretando Situação Excepcional de Emergência na saúde pública de Monteiro, que enfrenta uma epidemia de casos de infecção provocados pelo mosquito Aedes Aegypti.

O município de Monteiro se encontra com números assustadores de casos notificados e bem superiores aos casos notificados no mesmo período do passado, o que demonstra a gravidade da situação e os riscos eminentes que a população do município de Monteiro está sujeita.

O Decreto prevê que o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya, só terá sucesso se houver parceria entre o Poder Público e todos os proprietários comerciais, residenciais, de lotes e terrenos baldios e/ou quintais, tendo em vista que a larva do inseto desenvolve-se em águas limpas e paradas, não só em poças e recipientes jogados em logradouros públicos, mas também no interior de residências, com caixas d’água, piscinas e vasos de plantas, entre outras medidas.

Na presença de representantes do Ministério Público, Policias Civil e Militar, representantes das Secretarias Municipais, Câmara de Vereadores, Igreja Católica e Evangélicas, líderes de Associações Comunitárias, entidades de classe, empresários, comerciantes e setores da imprensa local, a secretária Anna Lorena apresentou um plano de ações concretas e efetivas que serão tomadas a partir de agora para intensificar o combate ao mosquito.

“O nosso trabalho de combate ao Aedes Aegyptis não parou, desde o início do ano mantemos uma ação permanente, porém, as incidências dos casos de dengue, chikungunya e zica vírus aumentaram consideravelmente nos últimos dias e é preciso intensificar as ações de combate ao mosquito, por isso, a partir de agora vamos formar um verdadeiro exército para vencermos esta guerra”, disse Lorena.

Anna Lorena também apresentou o projeto “Segunda-Feira da Faxina”, que começará na próxima segunda-feira, dia 28, nos bairros onde estão sendo identificados os maiores casos das doenças causadas pelo mosquito.

Esta ação consiste em um verdadeiro arrastão de limpeza nas residências e terrenos baldios, que contará com o apoio de todas as secretarias para auxiliar na retirada de objetos que possibilitem o armazenamento de água, o que pode formar focos para reprodução da larva do mosquito.

O projeto Segunda-Feira da Faxina começará pelo bairro do Alto da Bela Vista que apresenta altos índices dos casos de dengue, chikungunya e zica, mas, segundo a secretária Anna Lorena isso não significa que a área central de Monteiro não traga preocupação.

Presente ao lançamento do projeto, a prefeita Edna Henrique disse que adiou todos os compromissos para participar da reunião e reforçar a sua preocupação com o avanço da infecção no município. “É clima de guerra. Lutaremos com unhas e dentes pela vida de nosso povo, é a saúde, e saúde é vida de nossa população, que está em jogo”, disse a prefeita.

O Decreto foi assinado na última terça-feira, 22, e tem validade de 90 dias, sujeito a prorrogação por igual período.

DEOLHONOCARIRI
Proxima Anterior Inicio