EM DESTAQUE

Incêndio entre Junco do Seridó e Assunção é considerado o maior desastre ambiental da região do seridó e cariri

Entre Junco do Seridó e Assunção, a mata está sendo destruída há vários dias por conta de um incêndio incontido pelos bombeiros. O fo...

Rádio Online

domingo, 24 de janeiro de 2016

Justiça Eleitoral deve cancelar 200 mil títulos de eleitores na PB

Prestes a atingir a meta de 80% de recadastramento biométrico no Estado, a corte do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deve homologar na sessão da próxima semana o recadastramento biométrico. Até o fechamento do atendimento desta sexta-feira (22), um total de 775.021 (77,47%) eleitores haviam comparecido ao cartório eleitoral para regularizar a situação. Com a homologação da biometria, os eleitores dos 98 municípios paraibanos que não tiverem comparecido para regularizar a situação terão o título cancelado. A medida deve atingir mais de 200 mil pessoas, principalmente o eleitorado de Santa Rita e Bayeux, que têm juntas quase 40 mil pessoas que ainda não compareceram. 

 A meta da Justiça Eleitoral é recadastrar até o dia 29 de janeiro um total de 910.459 eleitores. O coordenador das eleições, Fábio Falcão, reiterou que os faltosos terão o título eleitoral cancelado logo após a homologação do recadastramento biométrico pela Corte eleitoral. “Sem o título, quem pleitear contrair empréstimo em instituições bancárias, participar de concursos públicos, dentre outras ações que requerem a apresentação do título estará impedido por não constar mais no cadastro da Justiça Eleitoral”, explicou.

Apesar do cancelamento, Falcão ponderou que quem quiser votar nas próximas eleições, poderá tirar um novo documento até o final de maio, quando se encerra o prazo de alistamento eleitoral determinado pelo calendário eleitoral. “mesmo que a pessoa que tiver o título cancelado ache que não precise do título imediatamente, é bom correr para regularizar a situação o quanto antes para evitar as grandes filas que sabemos que sempre se formam no final do alistamento”, aconselhou. 

Atualmente, de acordo com o TRE, a movimentação tem sido bastante intensa na reta final dos trabalhos. O comparecimento médio por dia é de mais de 8 mil eleitores nos principais centros eleitorais. Na cidade de Bayeux, por exemplo, já foram revisados 50.921, o que corresponde a 72,38% do total. O município tem 70.351 eleitores. Já Santa Rita, com 100.204 eleitores, já revisou 75,52% (68.123) do eleitorado. Também estão na lista dos 98 municípios que passam pela biometria este ano as cidades de Sousa, Patos, Pombal, Itaporanga, Guarabira, Bananeiras e Monteiro. 

A exemplo do que já vinha acontecendo nos últimos anos, a procura pelo cadastramento biométrico no último mês aumentou muito nos postos de atendimento. Para atender à demanda, o presidente do TRE-PB, João Alves, recomendou aos juízes eleitorais que os postos de atendimento permaneçam abertos hoje e amanhã, das 7h às 13h.

A Justiça Eleitoral alerta os eleitores para que compareçam o quanto antes, evitando o constrangimento das grandes filas. O eleitor que não fizer o cadastro biométrico enfrentará muitos problemas por causa do cancelamento do título eleitoral. Isso implicará em uma série de transtornos e impedimentos, como se inscrever em concurso público, receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos, se for servidor ou funcionário público. 

LF com JP
Proxima Anterior Inicio