EM DESTAQUE

Incêndio entre Junco do Seridó e Assunção é considerado o maior desastre ambiental da região do seridó e cariri

Entre Junco do Seridó e Assunção, a mata está sendo destruída há vários dias por conta de um incêndio incontido pelos bombeiros. O fo...

Rádio Online

sábado, 2 de janeiro de 2016

Primeira semana do ano tem radiação solar extrema na Paraíba, prevê Inpe

A primeira semana de janeiro vai ser de radiação ultraviolenta extrema na Paraíba, segundo previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Mesmo apresentando variação de nebulosidade e até pancadas de chuva em algumas regiões, o estado deve registrar deste sábado (2) até sexta-feira (8) Índice Ultraviolenta (IUV) acima de 11, com cidades como Patos e Monteiro registrando até IUV 13 e temperaturas que podem chegar a 39°C.

Veja os detalhes da previsão do Inpe para as cidades de João Pessoa, Campina Grande, Monteiro, Patos e Cajazeiras.

Em João Pessoa, o IUV deve se manter em 12 durante toda a semana e no mesmo período, a temperatura deve variar entre 25°C e 32°C, sendo a temperatura mais alta está prevista para ser registrada na segunda-feira (4). Em Campina Grande o IUV deve se manter semelhante ao de João Pessoa, mas as temperaturas máximas previstas pelo Inpe devem chegar a 33°C, com mínima de 21°C. No Sertão e no Cariri, há previsão de pancadas de chuva entre terça-feira (5) com temperatura mínima de 21ºC prevista em cidades como Cajazeiras e Patos e 20°C em Monteiro.

O IUV representa o valor máximo diário da radiação ultravioleta, no período referente ao meio-dia solar, horário de máxima intensidade de radiação solar. Quanto mais perto a região ficar da linha do Equador, maior a exposição a esta radiação, segundo o Inpe. Como a cobertura de nuvens é algo muito dinâmico e variável, o IUV é sempre apresentado para uma condição de céu sem nuvens, o que, na maioria dos casos, representa a máxima intensidade de radiação.

De acordo com o órgão, cerca de 20 a 30% da quantidade de energia UV no verão chega a Terra em torno do meio-dia (entre 11h e 13h), e cerca de 70 a 80% entre as 9h e 15h.


Proxima Anterior Inicio