EM DESTAQUE

Conselheiro do TCE elogia processo de transição em Juazeirinho

O prefeito Jonilton Fernandes esteve em João Pessoa essa semana em reunião com o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado - TCE - Dout...

Rádio Online

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Tucanos não veem Manoel Júnior como boa opção para a disputa municipal

A relação é inegavelmente boa entre o deputado federal Manoel Júnior (PMDB) e as principais lideranças tucanas do estado. Isso, apesar das expectativas do peemedebistas, não quer dizer compromisso de apoio. A leitura é a de que  Júnior vai pagar um preço demasiadamente alto por ocupar lugar de destaque na tropa de choque de Eduardo Cunha (PMDB) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Cunha, não custa lembrar, responde a processo no colegiado por ter dito na CPI da Petrobras que não tem dinheiro no exterior. As investigações da operação Lava Jato mostraram que ele tem, sim.

O PSDB não tem grandes opções. A orientação nacional é lançar candidatura em todas as capitais, mas as dificuldades de financiamento de uma candidatura a ponto de torná-la competitiva tira o sono das lideranças locais. O ex-deputado federal e presidente da sigla no Estado, Ruy Carneiro, é visto como opção. Os tucanos acreditam que, comparado com Manoel Júnior, ele tem maior potencial de crescimento com a campanha em curso. Afinal, enquanto durar a “agonia” de Cunha antes da queda, vai durar também a agenda negativa respingando em Manoel Júnior.

O peemedebista se aproximou dos tucanos em 2014, quando, contrariando a orientação nacional, esteve ao lado do senador Cássio Cunha Lima, que disputou a eleição para o governo do Estado. Isso fazia com que uma aliança em João Pessoa fosse vista como natural, mas isso perde força a cada dia. Se os tucanos não lançarem candidatura própria, com Carneiro na disputa,  sigla poderá apoiar a reeleição do prefeito Luciano Cartaxo (PSD). O pessedista já tem três militantes da sigla entre os seus aliados. Tratam-se dos vereadores Eliza Virgínia, Luís Flavio e Marcos Vinícius, este último licenciado do cargo para ocupar a pasta da Comunicação.

O quadro é esse…
Proxima Anterior Inicio