EM DESTAQUE

JUAZEIRINHO: GOVERNO AVANÇA NA SEGURANÇA HÍDRICA E MANTÉM RITMO FORTE DE TRABALHO

Programa Água Doce na Barra  O governo da cidade de Juazeirinho avança como se não fosse terminar em 31 de dezembro. O ritmo de trabalh...

Rádio Online

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Neste domingo serão conhecidos os vencedores da 88ª edição do Oscar


Com uma disputa equilibrada na categoria principal, finalmente será revelado neste domingo (dia 28) os vencedores na 88ª cerimônia de entrega do Oscar, que anualmente acontece em Los Angeles, EUA. A transmissão acontece ao vivo às 20h30 no canal fechado TNT e também na Rede Globo, logo após o Big Brother Brasil.


O apresentador da vez é o ator e comediante Chris Rock. O afro-americano não poupará piadas acerca da polêmica sobre não ter nenhum ator ou atriz negros na lista deste ano. Nomes como o diretor Spike Lee e o casal Will e Jada Pinkett Smith vão boicotar a festa.


Sobre as especulações dos 'bolões', se for para pender à questão quantitativa, a disputa seria entre O Regresso, de Alejandro González Iñárritu, e Mad Max - Estrada da Fúria, de George Miller, ambos lembrados em 12 e 10 categorias, respectivamente.


Pelo acúmulo de outros prêmios ao longo da jornada, O Regresso é o franco favorito, apesar de também disputar 'no braço' nas indicações técnicas com o Mad Max, como os sonoros (edição e mixagem), fotografia e efeitos visuais.


Um dado importante e curioso é que o longa sobre um explorador do século 19 (Leonardo DiCaprio) que busca vingança depois de ser abandonado para morrer não tem uma indicação como Melhor Roteiro (no caso, adaptado). Olhando pelo retrovisor do Oscar, a última produção que ganhou o principal prêmio sem ter sido indicado nessa importante categoria foi Titanic, em 1998. Os outros vencedores nesses 18 anos foram indicados ou conquistaram o troféu de roteiro.


Para a escolha do diretor, Iñárritu pode fazer história. Por ter conquistado esse Oscar no ano passado por Birdman, caso seu nome seja lido no envelope, o mexicano se junta a John Ford (1894-1973) e Joseph L. Mankiewicz (1909-1993) como os realizadores que ganharam duas vezes consecutivas. Green cards à parte, seria o terceiro ano ininterrupto que um cineasta do México será o Melhor Diretor (Alfonso Cuarón ganhou por Gravidade em 2014).


O veterano George Miller com sua ficção pós-apocalíptica está no páreo na categoria e tem reais chances de ganhar. Assim como os outros, é a primeira indicação do diretor, que já disputou como roteirista (Babe e O Óleo de Lorenzo) e conquistou o prêmio de Melhor Animação por Happy Feet.


Falando em animação, a luta de 'Davi contra Golias' será do brasileiro O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, e o Divertida Mente, da gigante Disney/Pixar. Além da categoria específica, o filme sobre os conflitos das diferentes emoções de uma garotinha concorre também como Melhor Roteiro Original, um mal sinal para a produção nacional.


Voltando o mote do 'veterano', assim como o Oscar de Melhor Diretor, a estatueta de Melhor Trilha Sonora Original poderá ir para o também octogenário Ennio Morricone pelo faroeste Os 8 Odiados, sua sexta indicação (isso se a Academia não achar que o Oscar Honorário que ele ganhou em 2007 já basta).


Nessa categoria, outro maestro bateu seu próprio recorde: Star Wars - O Despertar da Força garante a incrível 50ª indicação a John Williams.


Sobre os recordes, a 'queridinha' Jennifer Lawrence também ganha notoriedade, mesmo não sendo favorita. Seu papel em Joy: O Nome do Sucesso é a quarta indicação na categoria. Uma nova Meryl Streep? Detalhe: ela tem apenas 25 anos.


Na seção dos coadjuvantes, tudo indica que a festa masculina ficará para o brucutu Stallone pelo seu papel de Rocky Balboa em Creed, personagem que também lhe garantiu uma indicação de Melhor Ator há 40 anos. Assim como a provável consagração de DiCaprio na principal, a Academia hollywoodiana adora uma redenção.


Já na ala feminina, a vitória ficará entre Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa) e a favorita, mas já 'oscarizada', Kate Winslet (Steve Jobs).


Chances dos outros Candidatos a 'Melhor Filme'


A Grande Aposta. Assim como o superior 'Los Angeles - Cidade Proibida' estava para o arrasa-quarteirão 'Titanic' na época, o filme que trata do caso real da crise imobiliária norte-americana em 2008 pode ganhar um Oscar de consolação na categoria de Roteiro Adaptado. Para isso, deve derrotar bons candidatos como a ficção científica 'Perdido em Marte' e o drama 'O Quarto de Jack'. Tem cinco indicações.

Brooklyn. Caso a produção britânica sobre uma imigrante irlandesa recém-chegada aos EUA nos anos 1950 ganhe, será uma das maiores zebras da história da Academia. Sem chances também para a jovem protagonista Saoirse Ronan na sua indicação como Melhor Atriz (ela já foi indicada como coadjuvante em 2008 por 'Desejo e Reparação'). Também concorre pelo seu Roteiro Adaptado. Apesar de já ter estreado no Brasil, permanece inédito na Paraíba.

O Quarto de Jack. Muito dificilmente as outras candidatas vão tirar das mãos da Brie Larson o Oscar de Melhor Atriz logo na sua primeira indicação. Apesar de ela não ter nenhuma interpretação memorável antes daqui, a norte-americana vai colecionando prêmios pelo seu papel de mãe mantida em cativeiro com seu filho de cinco anos que nasceu preso e não sabe o que é liberdade. Também indicado para Diretor e Roteiro Adaptado. Também inédito na PB.

Perdido em Marte. Com Ridley Scott fora da categoria de Melhor Diretor (uma das 'injustiças' segundo os especialistas), raramente uma ficção científica é lembrada como Melhor Filme. A trama que mostra um astronauta (Matt Damon, indicado como Melhor Ator) 'esquecido' após uma missão em Marte e tentando sobreviver no Planeta Vermelho recebeu um total de sete indicações, incluindo os técnicos (categorias onde as 'sci-fis' são mais vistas).

Ponte dos Espiões. Com esse longa que mostra uma história verídica sobre um incidente diplomático durante a Guerra Fria, Steven Spielberg acumulou nove filmes que disputam a categoria principal da Academia, mas não foi lembrado como diretor. Das seis indicações que o filme protagonizado por Tom Hanks está disputando, uma forte é de Melhor Ator Coadjuvante para Mark Rylance. Basta derrotar Stallone ('Creed').

Spotlight - Segredos Revelados. No longa baseado num caso real (de novo!) de uma investigação jornalística sobre um escândalo de pedofilia envolvendo a Igreja católica nos EUA, corre por fora na categoria principal, na de Diretor (Tom McCarthy já foi indicado como roteirista pela animação 'Up!') e Roteiro Original, este último como favorito. No total, foi meia dúzia de indicações - incluindo os coadjuvantes Mark Ruffalo e Rachel McAdams.

Confira a lista completa dos indicados ao Oscar 2016:

Diretor
Adam McKay (A Grande Aposta)
George Miller (Mad Max: Estrada da Fúria)
Alejandro González Iñárritu (O Regresso)
Tom McCarthy (Spotlight - Segredos Revelados)
Lenny Abrahamson (O Quarto de Jack)

Ator
Eddie Redmayne (A Garota Dinamarquesa)
Matt Damon (Perdido em Marte)
Leonardo DiCaprio (O Regresso)
Michael Fassbender (Steve Jobs)
Bryan Cranston (Trumbo: Lista Negra)

Atriz
Charlotte Rampling (45 Anos)
Saoirse Ronan (Brooklyn)
Cate Blanchett (Carol)
Jennifer Lawrence (Joy: O Nome do Sucesso)
Brie Larson (O Quarto de Jack)

Ator Coadjuvante
Sylvester Stallone (Creed: Nascido para Lutar)
Christian Bale (A Grande Aposta)
Mark Rylance (Ponte dos Espiões)
Tom Hardy (O Regresso)
Mark Ruffalo (Spotlight - Segredos Revelados)

Atriz Coadjuvante
Rooney Mara (Carol)
Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa)
Kate Winslet (Steve Jobs)
Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados)
Rachel McAdams (Spotlight - Segredos Revelados)

Roteiro Original
Divertida Mente (Pete Docter, Meg LeFauve, Josh Cooley, Ronnie del Carmen)
Ex_Machina: Instinto Artificial (Alex Garland)
Ponte dos Espiões (Matt Charman, Ethan e Joel Coen)
Spotlight - Segredos Revelados (Josh Singer e Tom McCarthy)
Straight Outta Compton - A História do N.W.A. (Jonathan Herman e Andrea Berloff)

Roteiro Adaptado
Brooklyn (Nick Hornby)
Carol (Phyllis Nagy)
A Grande Aposta (Charles Randolph e Adam McKay)
Perdido em Marte (Drew Goddard)
O Quarto de Jack (Emma Donoghue)

Filme Estrangeiro
O Abraço da Serpente (Colômbia)
Cinco Graças (França)
Filho de Saul (Hungria)
Guerra (Dinamarca)
O Lobo do Deserto (Jordânia)

Documentário
Amy
Cartel Land
O Peso do Silêncio
What Happened, Miss Simone?
Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom

Animação
Anomalisa
Divertida Mente
As Memórias de Marnie
O Menino e o Mundo
Shaun, O Carneiro

Fotografia
Carol (Edward Lachman)
Mad Max: Estrada da Fúria (John Seale)
Os Oito Odiados (Robert Richardson)
O Regresso (Emmanuel Lubezki)
Sicario: Terra de Ninguém (Roger Deakins)

Direção de Arte
Ponte dos Espiões
A Garota Dinamarquesa
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso

Montagem
A Grande Aposta
Mad Max - Estrada da Fúria
O Regresso
Spotlight - Segredos Revelados
Star Wars - O Despertar da Força

Figurino
Carol
Cinderela
A Garota Dinamarquesa
Mad Max: Estrada da Fúria
O Regresso

Maquiagem e Penteado
Mad Max: Estrada da Fúria
O Centenário Que Fugiu Pela Janela e Desapareceu
O Regresso

Canção Original
"Writing's On The Wall" (007 Contra Spectre)
“Earned It” (Cinquenta Tons de Cinza)
“Manta Ray” (A Corrida Contra a Extinção)
“Til It Happens To You” (The Hunting Ground)
“Simple Song #3” (Youth)

Trilha Sonora
Carol
Os Oito Odiados
Ponte dos Espiões
Sicario - Terra de Ninguém
Star Wars - O Despertar da Força

Edição de Som
Mad Max - Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso
Sicario - Terra de Ninguém
Star Wars - O Despertar da Força

Mixagem de Som
Ponte dos Espiões
Mad Max - Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso
Star Wars - O Despertar da Força

Efeitos Visuais
Ex_Machina: Instinto Artificial
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso
Star Wars - O Despertar da Força

Curta-metragem
Ave Maria
Day One
Everything Will Be Okay (Alles Wird Gut)
Shok
Stutterer

Curta Documentário
Body Team 12
Chau, beyond the Lines
Claude Lanzmann: Spectres of the Shoah
A Girl in the River: The Price of Forgiveness
Last Day of Freedom

Curta Animado
Bear Story
Prologue
Sanjay’s Super Team
We Can’t Live without Cosmos
World of Tomorrow
Proxima Anterior Inicio