EM DESTAQUE

Comissária sobrevivente defende piloto: "Morreu como herói"

A comissária de bordo sobrevivente do voo com o time da Chapecoense, Ximena Suárez Otterburg saiu em defesa do piloto Miguel Quiroga, que ...

Rádio Online

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

OPERAÇÃO 'O RECEBEDOR' EM SEIS ESTADOS INVESTIGA OBRAS EM FERROVIAS

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, 26, a Operação "O Recebedor" resultado de desdobramento da Operação Lava Jato com base em informações colhidas em um depoimento de delação premiada e acordos de leniência que apontaram pagamento de propina para a construção de ferrovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste. As investigações revelaram prática de cartel e lavagem de dinheiro ilícitos obtidos por meio de superfaturamento de obras públicas. São cumpridos sete mandados de condução coercitiva e 44 de busca e apreensão.

Um dos alvos é José Francisco das Neves, conhecido como Juquinha das Neves, ex-presidente da estatal de construção de ferrovias Valec Engenharia, que em apenas um contrato teria recebido R$800 mil empropinas.

Em julho de 2012, a PF prendeu Juquinha das Neves sob a suspeita de comandar um esquema de corrupção nas obras da Norte e Sul e no ramal Leste-Oeste. A PF prendeu Juquinha, sua mulher, o filho e um sócio do filho do ex-dirigente da Valec. 

Os investigadores concluíram que as empreiteiras realizavam pagamentos regulares, por meio de contratos simulados, a um escritório de advocacia e mais duas empresas sediadas no Estado de Goiás, utilizadas como fachada para maquiar origem lícita para o dinheiro proveniente de fraudes em licitações públicas.

Os mandados estão sendo cumpridos no Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

Em dezembro, a PF fez a primeira operação resultado de investigações da Lava Jato, a Crátons, que teve como foco a extração e comercialização ilegal de diamantes em terras dos índios cinta-larga, em Rondônia. A Lava Jato investiga esquema de corrupção na Petrobras.


Proxima Anterior Inicio