EM DESTAQUE

Conselheiro do TCE elogia processo de transição em Juazeirinho

O prefeito Jonilton Fernandes esteve em João Pessoa essa semana em reunião com o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado - TCE - Dout...

Rádio Online

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Receita faz mudanças na declaração do Imposto de Renda de 2016

JP-Este ano a Receita apresentou mudanças no IR. Uma delas é que será preciso informar o CPF do dependente a partir dos 14 anos. Até o ano passado, a idade mínima era de 16 anos. Em 2016 passa a ser obrigatório também os números dos CPFs dos clientes dos profissionais liberais. 

Os limites das deduções também mudaram. No caso de pensão alimentícia, o contador Rogério Fernandes disse que não há limite máximo para dedução, mas, o valor descontado será aquele que foi homologado judicialmente ou através de sentença. Os valores pagos espontaneamente não terão validade para abate no Fisco. 

Já da Previdência Complementar será deduzido até 12% sobre o valor do rendimento tributável. A dedução com os gastos com faculdades ou escolas têm o limite de R$ 3.561,50. Já o abate por dependente é de até R$ 2.275,08. No caso de filhos, é considerado dependente aquele com 21 anos ou menos, ou com 24, caso seja universitário. 
Proxima Anterior Inicio