EM DESTAQUE

JUAZEIRINHO: GOVERNO AVANÇA NA SEGURANÇA HÍDRICA E MANTÉM RITMO FORTE DE TRABALHO

Programa Água Doce na Barra  O governo da cidade de Juazeirinho avança como se não fosse terminar em 31 de dezembro. O ritmo de trabalh...

Rádio Online

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Saúde do homem: Secretaria de Saúde de Livramento realizou mais um mutirão de exames de próstata


A Prefeitura Municipal de Livramento, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã deste domingo (14), na Unidade Benigna Vilar de Carvalho mais um grande mutirão de exames da próstata.  



O encontro teve início com uma palestra bastante descontraída, ministrada pelo médico urologista Eliseu de Melo Neto, onde abordou as causas, sintomas e formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da hiperplasia prostática (tumor benigno da próstata) e do câncer de próstata, órgão localizado entre a bexiga e a uretra, responsável pela produção de substâncias que compõem o líquido seminal, como o antígeno prostático (PSA).

Ainda segundo Dr. Eliseu, no caso de um tumor benigno, o homem pode apresentar sérias dificuldades para urinar, tendo que ser submetido a um tratamento com medicamentos ou, nos casos mais graves, a uma intervenção cirúrgica. Mas não há risco de vida. Quanto ao tumor maligno, quando diagnosticado no início, apresenta um alto percentual de cura, através de radioterapia e cirurgia.

O objetivo dos constantes atendimentos realizados no município é chamar atenção do público masculino local para os riscos e métodos de prevenção do câncer de próstata. 


A ação que foi implantada pela administração da prefeita Carmelita Ventura, visa promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos do câncer de próstata.


A secretária de Saúde, Irys Latiery, disse que a intenção da Prefeitura é dar continuidade a esse trabalho em prol da saúde do homem.”A procura pelo exame surpreendeu a todos e temos que incentivar aqueles que estão na faixa para realizar o procedimento, essencial para identificar precocemente o câncer, no nosso governo, não trabalhamos apenas a saúde da mulher. Historicamente há um déficit na atenção à saúde do homem que estamos corrigindo”, enfatiza Irys.

Ascom
Proxima Anterior Inicio