EM DESTAQUE

Incêndio entre Junco do Seridó e Assunção é considerado o maior desastre ambiental da região do seridó e cariri

Entre Junco do Seridó e Assunção, a mata está sendo destruída há vários dias por conta de um incêndio incontido pelos bombeiros. O fo...

Rádio Online

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

VOCÊ OPINA: Site do Senado realiza enquete sobre PEC que prevê redução no número de deputados e senadores

O site do Senado Federal disponibiliza uma enquete em que a população pode opinar sobre uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução do número de deputados e senadores. A PEC 106/2015, de 16/07/2015, de autoria do senador Jorge Viana (PT-AC), propõe a redução de 513 para 385 deputados federais na Câmara e de 81 para 54 senadores no Senado.

A PEC mantém, na Câmara, a proporcionalidade de cadeiras de acordo com a população de cada Estado. “A representação por Estado e pelo Distrito Federal será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de 6 (seis) ou mais de 53 (cinquenta e três) Deputados”, diz o texto.

No Senado, a alteração será na renovação das cadeiras. Os senadores serão eleitos a cada quatro anos, para o mandato de oito anos, cada. Oe seja, a cada pleito nacional, um senadoe será escolhido por Estado. E não dois eleitos em uma eleição e outro na seguinte, como é atualmente.

“Cremos que é possível exercer as funções típicas do Poder Legislativo com uma estrutura mais enxuta em ambas as Casas, sem prejuízo da representatividade popular”, justifica o senador Jorge Viana no texto da PCE. Segundo o parlamentar, “a regra constitucional vigente fazia com que o crescimento populacional se traduzisse, necessariamente, no aumento do número de representantes. Por outro lado, se a população de um Estado diminuísse, era vedada a redução da respectiva representação”.

O senador petista diz, ainda, que “não há como afirmar que o crescimento da Câmara dos Deputados foi fator determinante para a melhora de nossa representação”. Em seguida, ele cita o exemplo dos Estados Unidos, que têm apenas dois senadores por Estado.

Caso seja aprovada, a PEC também fará alterações no número das cadeiras nas Assembleias Legislativas nos Estados. O texto da PEC diz que “nos termos do arts. 27, caput, e 32, § 3º, da Constituição Federal, a representação nas Assembleias Legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal é calculada com base no número de Deputados Federais da respectiva unidade da federação”.

VOTAÇÃO 

Até a manhã desta quinta (18), mais de 104 mil pessoas votaram a favor da redução do número de parlamentares e cerca de 400, contra. Para acessar o texto e deixar a sua opinião,clique aqui.

Para chegar à enquete da PEC no site do Senado (www.senado.gov.br), é preciso clicar em “e-Cidadania”, depois em “Projetos – Opine sobre projetos”. A busca pode ser feita por uma palavra-chave, autor do projeto ou número. Para confirmar o voto, o internauta tem que deixar nome, e-mail e digitar um código de validação.

Fonte: Folha Bahia
Proxima Anterior Inicio