EM DESTAQUE

Conselheiro do TCE elogia processo de transição em Juazeirinho

O prefeito Jonilton Fernandes esteve em João Pessoa essa semana em reunião com o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado - TCE - Dout...

Rádio Online

quinta-feira, 3 de março de 2016

Exclusivo: Tempestade de poeira arranca telhados e derruba prédio no cariri e no seridó

Uma forte ventania com rajadas de ventos de até 45 quilômetros por hora e nuvens de poeira, causou prejuízos e medo em cidades do cariri e também seridó. 

Em Boa Vista, cariri do estado, os ventos reviraram telhados e causaram uma nuvem de poeira dentro da cidade, o fenômeno causou pânico nos moradores e também motoristas que passavam pela rodovia federal 412. 

Em Juazeirinho, seridó do estado, também ventou muito, embora com menor quantidade de poeira. Os prejuízos também aconteceram, uma quadra que fica localizada no distrito da Barra, teve as paredes derrubadas.

Uma tempestade de areia ou tempestade de poeira é um dos fenômenos denominados litometeoros e ocorre quando a umidade relativa do ar é mais baixa que 80% permitindo a suspensão de partículas em sua maioria sólidas mas não aquosas pelo ar. O resultado pode ser a Névoa seca, Tempestade de areia (ou poeira), Turbilhão de areia (ou poeira).

O acontecimento pode ser o prenuncio do processo de desertificação dessas micro regiões. 


LF redação do cariri
Fotos: TV Paraíba


Tempestade de areia em Boa Vista - Cariri da PB


Ha cerca de dois meses, o mesmo fenômeno ocorreu em Assunção, embora com poucos prejuízos mas bastante medo nos moradores. 


Quadra poliesportiva do distrito da Barra em Juazeirinho - Seridó da PB
As cenas envolvendo fenômenos da natureza que hoje estão ficando comuns, num passado próximo, eram impossíveis de se verificar.  

Boa Vista - Cariri da PB

Boa Vista - Cariri da PB

Boa Vista - Cariri da PB

Boa Vista - cariri da PB








Proxima Anterior Inicio