EM DESTAQUE

JUAZEIRINHO: GOVERNO AVANÇA NA SEGURANÇA HÍDRICA E MANTÉM RITMO FORTE DE TRABALHO

Programa Água Doce na Barra  O governo da cidade de Juazeirinho avança como se não fosse terminar em 31 de dezembro. O ritmo de trabalh...

Rádio Online

terça-feira, 1 de março de 2016

Vereador pede que governador crie uma escola técnica de mineração no Jundo do Seridó

O vereador Ivaldo Nóbrega cobrou na ultima sessão plenária ocorrida no dia 25 de fevereiro no Junco do Seridó, que o governador Ricardo Coutinho amplie os serviços da Escola Estadual Ezequiel Fernandes, com a oferta de um curso técnico de mineração.  

O pedido foi feito através de requerimento onde o vereador usou a seguinte justificativa, confira abaixo: 

A mineração é uma atividade econômica do setor primário da economia, em nossa cidade é o carro chefe da economia local. Isso significa dizer que ela é responsável pela geração e distribuição de matérias-primas, que são recursos utilizados na fabricação e produção de mercadorias, geralmente industrializadas. Além disso, a mineração também é classificada como uma prática de extrativismo, uma vez que ela se caracteriza pela retirada de um recurso natural de seu ambiente, causando inúmeros problemas onde a maior parte deles é no campo ambiental, uma vez que a atividade mineradora pode agredir o solo, provocar erosões e, quando realizado em regiões florestais, ampliar o desmatamento. Além disso, há problemas sociais causados pelo desemprego gerado pelo esgotamento das jazidas minerais e o abandono destas pelas empresas mineradoras, gerando problemas de conservação do espaço geográfico.

Assim o caminho para a solução destes problemas e para a busca do desenvolvimento sustentável local, é a EDUCAÇÃO! Capacitar através da mesma os filhos dos garimpeiros, e principalmente as futuras gerações, para que tenhamos não somente o desenvolvimento econômico, mas acima de tudo o desenvolvimento social e humano com a preservação do meio ambiente. Junco é uma das cidades com maior riqueza mineral da Paraíba, é justo e urgente que tenhamos uma Escola Técnica de Mineração, e a estrutura para isto já está sendo construída com o novo prédio da referida escola.



Por conta de na semana passada ter havido uma audiência pública para tratar sobre segurança, o documento foi apenas apresentado e deve ser votado no plenário da Casa Legislativa na próxima quinta feira (03). 

LF redação do cariri 

Proxima Anterior Inicio