EM DESTAQUE

Inep divulga hoje gabaritos da segunda aplicação do Enem

Os candidatos que fizeram a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último fim de semana, dias 3 e 4, terão acesso ...

Rádio Online

terça-feira, 5 de abril de 2016

Após chuvas, abastecimento vai ser retomado em mais 6 cidades da PB

Apesar da falta de água ser um problema na Paraíba nos últimos anos, os quatro primeiros meses de 2016 sinalizam uma melhora no cenário hídrico do Estado, uma vez que vem se  registrando um grande volume de chuvas em algumas localidades, principalmente no Sertão. Com isso, pelo menos seis municípios devem ter o abastecimento retomado nos próximos dias, e dois devem sair do racionamento, elevando para 12 o número de cidades que já tiveram o abastecimento normalizado, tento em vista que já houve essa normalização em outras quatro. 

As informações estão de acordo com a Companhia Paraibana de Água e Esgotos (Cagepa), que para normalizar o abastecimento de água nas cidades de São João do Rio do Peixe, Princesa Isabel, Matureia, Teixeira, Cacimbas e Desterro, está acompanhando o monitoramento do nível de água dos mananciais por parte da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) e aguardando apenas que a agência atualize a cota do nível dos mananciais para, a partir daí, poder realizar o estudo do balanço hídrico. Já os municípios de Sousa e Marizópolis terão o fornecimento de água normalizado, sem racionamento, com uma vazão de retirada de 159,4 litros por segundo, conforme outorgado pela Agência Nacional das Águas (ANA). 

Segundo o diretor-presidente da Aesa, João Fernandes, a previsão era de que o abastecimento em Sousa fosse normalizado ainda ontem. Quanto aos outros municípios, o presidente explicou que é feita uma atualização contínua dos volumes dos mananciais e que elas já estavam disponíveis no site da agência para que o estudo do balanço hídrico seja viabilizado.

Enquanto isso, outras quatro cidades já retomaram o abastecimento. A última delas foi Triunfo, que há mais de um ano enfrentava racionamento e na sexta-feira passada voltou a ter água nas torneiras. O açude Gamela, que fornece água ao município tem capacidade de 472 mil metros cúbicos (m³) e no início do ano o volume armazenado era pouco de mais de 2 mil m³. Atualmente, o reservatório está com 31,5% da capacidade, o que corresponde a 148 mil m³. Em Triunfo, choveu 467,4 milímetros de janeiro até o último dia 30 de março, conforme os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

A cidade de Diamante, que estava sem água desde junho do ano passado, também teve o abastecimento normalizado no mês passado. Conforme o presidente da Aesa, João Fernandes, a retomada do abastecimento ocorreu porque a calha do rio Piancó acumulou um volume de água suficiente para voltar a atender a população. “Essas cidades estavam sendo abastecidas somente através de carros-pipa, então é uma alegria que o abastecimento esteja sendo normalizado”, destacou. Os municípios de Cachoeira dos Índios e Nazarezinho também tiveram o abastecimento retomado já esse ano, conforme as informações da Cagepa.

Já para a população, a expectativa de ter água novamente em suas casas é algo animador. “Não vejo a hora de amenizar esse sacrifício, porque é um sofrimento depender de carro-pipa. A gente sabe que precisa poupar muito, mas melhora a situação”, disse a professora Marlene Dias, moradora da cidade de Princesa Isabel, que há vários meses vive em colapso em virtude do esgotamento do açude Jatobá II.

Fonte: Jornal da Paraíba 
Proxima Anterior Inicio