EM DESTAQUE

Conselheiro do TCE elogia processo de transição em Juazeirinho

O prefeito Jonilton Fernandes esteve em João Pessoa essa semana em reunião com o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado - TCE - Dout...

Rádio Online

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Baiana é a primeira transexual a se candidatar a uma prefeitura no Brasil

A baiana Samara Braga, de 32 anos, pretende se candidatar ao posto de prefeita na cidade de Alagoinhas, a 108 quilômetros de Salvador, onde nasceu. Será, segundo ela, a primeira mulher transexual do Brasil a concorrer ao cargo.

“Alagoinhas é um lugar muito importante para mim. Quando morava em Salvador eu não tinha a liberdade de ser quem eu sou. Apenas quando eu fui para lá que eu pude experimentar a minha liberdade e parar de viver nas sombras”, explica em entrevista.

A candidata é do PSOL e afirma que se filiou ao partido por se inspirar em nomes como o deputado federal Jean Wyllys, que é de Alagoinhas, e Luciana Genro, que se candidatou à presidência do Brasil em 2014.

Assim como encarou dificuldades na vida pessoal por ser transexual, ela acredita que também enfrentará preconceito na urna. “Quanto à reação do eleitorado, não tenho medo. Sei que algo tão inédito causará estranheza a algumas pessoas. Reacionários com certeza me atacarão de todos os lados. Discursos transfóbicos já ocorrem, mas nada que me abale, pois a repercussão tem sido muito positiva e a quantidade de pessoas que me apoia supera e muito o grupo das pessoas que se colocam contra”, explica.
Proxima Anterior Inicio