EM DESTAQUE

JUAZEIRINHO: GOVERNO AVANÇA NA SEGURANÇA HÍDRICA E MANTÉM RITMO FORTE DE TRABALHO

Programa Água Doce na Barra  O governo da cidade de Juazeirinho avança como se não fosse terminar em 31 de dezembro. O ritmo de trabalh...

Rádio Online

terça-feira, 10 de maio de 2016

Abastecimento normal chega só a 69 cidades e Estado quer liberar adutoras rápidas

Dos 198 municípios paraibanos atendidos pela Cagepa, apenas em 69 deles ainda têm fontes de água com condições normais de abastecimento. O presidente da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba, Marcos Vinícius Neves, revelou, nesta segunda-feira (9), que o colapso no abastecimento d'água vem aumentando no interior. Uma solução emergencial seria conseguir a instalação de pelo menos menos mais sete adutoras de engate rápidos.  

Na semana passada, em Brasília (DF), o governador Ricardo Coutinho recebeu a promessa do governo federal de liberar recursos para uma adutora de engate rápido para atender a cidade de Itaporanga, no Vale do Piancó. Segundo o presidente da Cagepa, o estado ainda tenta recursos para adutoras do mesmo tipo para as cidades de Jericó, Mato Grosso, Diamante, Boa Ventura, Pilões e Carrapateira.
Marcos disse que tem fonte de água com condições normais de abastecimento, 69 municípios estão em situação confortável nesse momento. "Os outros estão em racionamento, em situação de alerta ou colapso. Agora mesmo entrou em colapso o município de Monte Horebe", disse. Também no Alto Sertão, o açude de Engenheiro Ávidos baixou para 9% do seu volume total. O abastecimento da Zona Norte de Cajazeiras será feita por adutora, que vem de Lagoa do Arroz, que ainda tem 21% do seu volume total de água. Pelos cálculos da Cagepa, esse reservatório suportaria até setembro de 2017. 

Ele observou que, apesar das precipitações nas últimas horas na faixa litorânea, "a última chuva de encher açude" em algumas regiões que sofrem mais com a estiagem foi em 2011. "No Brejo tivemos colapso em Bananeiras e Solânea, coisa que em anos passados nunca foi visto", lembrou. 

Portal Correio 
Proxima Anterior Inicio