Vila Histórica é atrativo no São João de Soledade

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Rômulo propõe a ministro solução emergencial para abastecimento de Campina Grande

O deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) esteve nesta terça-feira (17) com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e relatou a crítica situação hídrica que Campina Grande enfrenta devido a longa estiagem na região que tem secado os reservatórios que abastecem a cidade. O parlamentar pediu medidas emergenciais para amenizar os transtornos que a falta de abastecimento tem provocado.

Gouveia destacou que, por conta da redução do volume de água do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), o abastecimento de Campina Grande só será possível até o começo do ano de 2017 e de forma precária. O açude hoje está com 9,8% (nove vírgula oito por cento), ou seja, 40.145.808m³ (quarenta milhões, cento e quarenta e cinco mil, oitocentos e oito metros cúbicos) de sua capacidade máxima que é 411.686.287m³ (quatrocentos e onze milhões, seiscentos e oitenta e seis mil, duzentos e oitenta e sete metros cúbicos) e está prestes a atingir o seu volume morto.

Rômulo propôs ao ministro que seja feita, de forma emergencial, uma adutora de engate rápido que transporte as águas do eixo Leste da Transposição para o açude Epitácio Pessoa e assim possa ser garantido a permanência do abastecimento em Campina Grande. O deputado ainda reforçou seu pleito para que seja implementado um terceiro turno nas obras da Transposição para acelerar a entrega da obra.

O ministro Helder Barbalho se comprometeu a estudar a viabilidade da proposta e apresentar uma definição para o tema nas próximas semanas.
Share:

Conselheiros do OD de Soledade afirmam que governador não atende Soledade

Curta Prefeitura de Assunção

Taperoá: Prefeito promete recuperação do Celso Mariz