EM DESTAQUE

Conselheiro do TCE elogia processo de transição em Juazeirinho

O prefeito Jonilton Fernandes esteve em João Pessoa essa semana em reunião com o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado - TCE - Dout...

Rádio Online

domingo, 5 de junho de 2016

Operação Carro-Pipa leva água a 171 municípios da PB



Todos os dias pela manhã, a professora Severina Cabral, 66 anos, que mora na comunidade Umary, em Aroeiras, no Agreste paraibano, tem a mesma rotina: retirar água da cisterna, que fica em frente a sua casa para o consumo de cinco pessoas da sua família. “Essa água é nossa salvação. Em períodos de seca nós não tínhamos onde buscar água porque os reservatórios ficavam todos vazios e sofríamos muito. Depois dessa operação tudo melhorou na comunidade. Antes, quando não estava chovendo, o pipeiro trazia água quatro vezes por mês, mas agora que começou a chover diminuiu para duas vezes no mês", ressaltou. 

A cidade de Severina está incluída na lista dos municípios que fazem parte do Programa Emergencial de distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro (Operação Carro-Pipa) do Governo Federal. Hoje são 171 cidades que recebem água em cisternas comunitárias. Cada morador beneficiado tem direito a 20 litros de água por dia para consumo humano.

Em dezembro do ano passado eram 169 cidades que faziam parte da operação do Exército Brasileiro. O Comando Militar do Nordeste, em Recife, que coordena o programa no Semiárido Nordestino, informou que o número de municípios atendidos varia mensalmente. Portanto, mensalmente é realizado um levantamento. “Essas variações ocorrem por diversos fatores, como o acúmulo de chuvas em determinada região que pode tirar a cidade da situação de emergência ou colocá-la novamente”, afirmou a tenente Alina.

Na região Nordeste, a Paraíba é o estado com mais municípios atendidos pela Operação Carro-Pipa, ficando a frente da Bahia (151 cidades). Isso se deve à crise hídrica que o Estado enfrenta com 81 mananciais com menos de 20% de sua capacidade, de um total de 124 reservatórios que são monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Entre eles está o açude de Boqueirão (9,2%), que abastece 19 municípios, incluindo Campina Grande, que tem 405 mil pessoas e sofre com 84 horas sem água nas torneiras.

Programa

O Programa Emergencial de distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro (Operação Carro-Pipa) é regulado pela Portaria Interministerial de 25 de julho de 2012. É um programa do Governo Federal fruto da mútua cooperação técnica e financeira entre os Ministérios da Integração Nacional (MI) e o Ministério da Defesa (MD), para a realização de ações complementares de apoio às atividades de distribuição emergencial de água potável, prioritariamente às populações rurais atingidas por estiagem e seca.

A tenente Alina lembrou que a água que abastece a Operação Carro-Pipa pode ser proveniente de mananciais, poços artesianos, da própria Companhia de Águas do Estado, entre outros pontos. “Não necessariamente precisa estar dentro do mesmo Estado em que o caminhão irá abastecer, mas em um percurso que facilite o acesso a determinada localidade. Já os laudos de potabilidade desses mananciais são fornecidos pela Prefeitura municipal”, afirmou.

Mário Pereira, 55 anos, trabalha como pipeiro há 16 anos e hoje faz parte desse programa do Governo Federal. Todos os dias ele sai de Aroeiras para recarregar seu caminhão em Carpina (PE), percorrendo 108 quilômetros.

Segundo informações do Comando Militar do Nordeste, a fiscalização acontece diariamente pelos militares que atuam in loco e verificam o abastecimento, os pipeiros e a condição da água que está sendo entregue.

MUNICÍPIOS QUE FAZEM PARTE DA OPERAÇÃO CARRO-PIPA

1º) Paraíba: 171 municípios 
2º) Bahia: 151 municípios 
3º) Ceará: 143 municípios 
4º) Rio Grande do Norte: 129 municípios 
5º) Pernambuco: 120 municípios 
6º) Piauí: 75 municípios 
7º) Alagoas: 37 municípios 
8º) Minas Gerais: 22 municípios 
9º) Sergipe: 11 municípios

FONTE: Comando Militar do Nordeste/Recife
Proxima Anterior Inicio