Cobertura do São João de Soledade

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Câncer de mama: saiba como se proteger

O Câncer de Mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil. Mas não deixa de atingir os homens! 1% dos casos de câncer de mama atingem de maneira exclusiva sexo masculino. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de 57.960 novos casos da doença só em 2016. Mas você sabe o motivo do desenvolvimento dessa doença?

Os fatores de risco relacionados podem ser tanto hereditários, quanto por influência ambiental. Alguns deles são:

Tumores anteriores na mama

Pessoas que já apresentaram câncer de mama antes, mesmo que curado, possuem mais chances de desenvolver novos tumores (câncer recidivo).

Histórico familiar

Histórico familiar pode ser um indício para estar ainda mais atento à doença. Algumas vezes não só pelo fator hereditário, mas também pela possibilidade de membros de uma mesma família estarem em contato com os mesmos fatores ambientais.

Reposição hormonal ou uso de contraceptivos orais

A reposição hormonal ou utilização de anticoncepcionais orais, especialmente se envolverem o hormônio estrogênio em uso prolongado, também são considerados fatores de risco segundo estudos do Inca.

Como se prevenir?

Quando o assunto são fatores ambientais, a prevenção entra em cena! Ela pode ser feita por meio da adoção de um estilo de vida saudável e da realização periódica de exames. Segundo o Inca, estima-se que a partir dessa prevenção é possível reduzir em até 28% o risco!

Confira as 6 Dicas do Bem para se proteger contra o câncer de mama no Blog Consulta do Bem.
Share:

Oposição afirma que ainda é preciso conversar com o Prefeito de Soledade sobre Mini Shopping

Curta Prefeitura de Assunção

Taperoá: Prefeito promete recuperação do Celso Mariz