quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Rômulo apresenta solução emergencial para abastecimento do Sertão e confirma vinda de ministro a Paraíba na segunda

O deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) esteve reunido com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, nesta terça-feira (24), em Brasília, e apresentou ao ministro uma alternativa emergencial para o abastecimento do Sertão, no período em que a Transposição do São Francisco esta em obras, solicitou a liberação de recursos para Campina Grande e confirmou a vinda do ministro a Paraíba na próxima segunda-feira (30).

Acompanhado de técnicos como Vladimir Ferreira e José Bento de Oliveira, Rômulo Gouveia apresentou, ao ministro, como alternativa para o abastecimento do Sertão a exploração de aqüíferos encontrados na época em que se procurou petróleo no Sertão da Paraíba. Os reservatórios subterrâneos de água encontrados podem servir para abastecer a Bacia do Rio do Peixe fluindo para os açudes de Engenheiro Ávidos, São Gonçalo e Coremas. O secretário de Infraestrutura do Ministério, Antônio de Pádua, e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério, Renato Newton, também participaram da audiência.

O ministro ficou de avaliar a implantação emergencial da extração de água dos aqüíferos para abastecer o Sertão, enquanto o Eixo Norte da Transposição não é concluído. Este é o trecho responsável pelo abastecimento do Sertão, mas esta com o cronograma atrasado devido a saída de construtoras da obra.

Sobre o Eixo Leste, que vai desaguar em Monteiro e abastecerá a região de Campina Grande, Helder Barbalho manteve o cronograma para a conclusão até o dia 28 de fevereiro. O ministro adiantou ao deputado que estará na Paraíba na próxima segunda para vistoriar trechos que não esteve na última visita e acompanhar as obras de esgotamento sanitário. O ministro também vai se encontrar, em Campina Grande, com entidades, deputados estaduais e federais para discutir soluções para crise hídrica na Paraíba.  

Rômulo ainda solicitou a liberação de R$ 7 milhões para Campina Grande, investimento previsto para o abastecimento da cidade. O deputado também pediu o apoio do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DENCS) para o abastecimento em outras cidades da Paraíba.
Share:

São Vicente do Seridó firma parceria com a UFCG

Curta nosso trabalho no facebook

Mais notícias