Notícias com Polêmica Paraíba

Entrevista da semana

Rômulo participa de vistoria na Transposição

Relator da Comissão de Acompanhamento da Transposição do Rio São Francisco, o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) participou da vistoria que o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, fez as obras da transposição nesta quarta (23) e destacou que falta pouco para conclusão do Eixo Leste da obra e que as águas devem chegar no início de março em trechos de distribuição na Paraíba. A noite, Gouveia prestigiou o bloco ‘Muriçocas do Miramar’ que arrastou centenas de milhares de pessoas em João Pessoa.

Após sobrevoar e vistoriar trechos do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, o ministro Helder Barbalho assegurou que faltam apenas 4% de execução física das estruturas para a conclusão das obras necessárias à passagem da água no maior empreendimento hídrico do País. "A água chegará ao estado da Paraíba até o início de março. Nós conseguimos em dez meses estabelecer um prazo e estamos cumprindo. Estamos com 96% de conclusão, falta muito pouco", destacou.

Rômulo detalhou o andamento da obra: “A previsão é de que já no dia 6 de março seja realizada a entrega da água no açude Poções, permitindo que o 'Velho Chico' chegue a nossa Paraíba. Em seguida, a água segue para o açude Camalaú, pelo rio Paraíba, abastecendo toda a região, em especial a área metropolitana de Campina Grande”.

A comitiva, que contou com a presença de vários parlamentares paraibanos e do governador de São Paulo Geraldo Alkimim, também vistoriou três estações de bombeamento (EBV-3, 5 e 6), estruturas responsáveis por elevar a água do rio São Francisco de um terreno baixo para outro mais elevado. Com 217 quilômetros, o Eixo Leste vai beneficiar os estados de Pernambuco e da Paraíba. São seis estações de bombeamento - quatro delas já em operação -, além de cinco aquedutos, um túnel, uma adutora e 12 reservatórios, dos quais sete estão cheios.

Share:

Entrevista