quarta-feira, 26 de abril de 2017

Soledade: Prefeito consegue recursos para manutenção do açude do estado - Confira

O prefeito Geraldo Moura confirmou ainda há pouco que em reunião com senador José Maranhão conseguiu recursos na ordem de R$ 200.000 (duzentos mil reais) destinados as obras de desassoreamento do açude Ministro José Américo "Açude do Estado", no município de Soledade.

A articulação para estes recursos é fruto das viagens que o prefeito Geraldo tem feito a capital federal com o propósito de alavancar o desenvolvimento do nosso município.

O açude de Soledade apesar de ser denominado "açude do estado", não se refere ao ente federado (Estado da Paraíba), é na verdade, um manancial construído entre os anos de 1912 e 1933 quando José Américo de Almeida estava Ministro de Estado, sendo este pertencente ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca - DNOCS, Órgão do Governo Federal.

No ano de 2006 houve a formação de uma comissão gestora do açude coordenada pelo DNOCS que se propunha a implantar uma gestão partilhada do reservatório com a sociedade civil, os usuários e o poder público estadual e municipal, mas a situação não mudou em nada.

Agora o açude está seco devido a longa estiagem que assola o município há cerca de 7 anos e devido a esta situação fica prejudicada a produção de peixe e camarão que sustenta centenas de famílias e que movimenta uma cadeia produtiva, geradora de emprego e renda na região de Soledade.
As últimas vezes que o reservatório transbordou foram em 1985 e no ano de 2008.

Ascom/PMS
Share:

São Vicente do Seridó firma parceria com a UFCG

Curta nosso trabalho no facebook

Mais notícias