domingo, 20 de agosto de 2017

Eclipse do Sol é nesta segunda pode ser visto na PB; veja dicas de observação

O eclipse solar que vai acontecer nesta segunda-feira (21) vai poder ser visto em todo o estado, com observação gratuita em pontos de algumas cidades. Veja abaixo dicas de onde e como observar o fenômeno.

Na Capital, segundo a Associação Paraibana de Astronomia (APA), o eclipse vai começar às 16h26 e atingirá 32% de cobertura pouco antes do pôr do Sol.

Porém, a cidade paraibana com melhor visualização do fenômeno será Mataraca, no Litoral Norte do estado, a 105 quilômetros de João Pessoa, onde a lua deve encobrir 34% do Sol.

Em João Pessoa, a APA e o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB (NEPA) vão promover uma observação gratuita aberta ao público a partir das 16h30, no Hotel Globo.

Em Taperoá, o projeto Mistérios do Universo promove a observação no açude Manoel Marcionilo a partir das 16h. Ambos os eventos vão contar com telescópios e máscaras apropriadas para a visualização do eclipse. 

Observação exige cuidados

Quem não participar das observações gratuitas, mas quiser apreciar o eclipse deve tomar cuidados especiais para não correr o risco de ter lesões irreversíveis na região do olho e na visão, como cegueira.

Segundo a APA, os observadores não devem olhar diretamente para o Sol ou apontar para ele qualquer instrumento óptico que não seja adaptado para essa finalidade. 

“Em qualquer loja de material de construção é possível encontrar o vidro de soldador numero 14, que é um excelente filtro para os raios ultravioletas que são tão prejudiciais à nossa visão. Esses filtros custam entre R$ 2 e R$ 5 e com eles podemos olhar para o Sol sem problemas. Evitem qualquer tipo de filtro improvisado como o filme de raio-X. Mesmo deixando a visão confortável eles deixam passar os raios ultravioletas que são extremamente nocivos”, informou a APA.
Share:

São Vicente do Seridó firma parceria com a UFCG

Curta nosso trabalho no facebook

Mais notícias