terça-feira, 19 de setembro de 2017

Pedra Lavrada: Prefeitura recupera Casa de Farinha abandonada resgatando história e fortalecendo economia

A Prefeitura Municipal de Pedra Lavrada, através da Secretaria Municipal de Agricultura, recuperou totalmente a estrutura da Casa de Farinha Francisca Vasconcelos Souto. 

O prédio fica situado no sítio Canoa de Dentro, e segundo informações da atual gestão, estava abandonado há alguns anos. 

A reativação da Casa de Farinha, fortalece pelos menos dois pontos importantes no município de Pedra Lavrada, a CULTURA e a ECONOMIA.

O governo acredita que as chamadas "farinhadas", construíram parte da vida cultural dos agricultores lavradenses, seja pelo ponto de vista da gastronomia, visto que os derivados da mandioca estavam presentes na mesa do povo, seja através da economia, na comercialização dos produtos.   

"Na era moderna a realidade é bem diferente da que foi no passado, e dessa vez para melhor", aponta o secretário de agricultura Libânio, lembrando que o atual espaço se encontra todo modernizado com uma fubazeira beneficiadora de milho, e um forno para facilitar e dar rapidez ao trabalho.



O prefeito Jarbas Melo explicou que a restauração da Casa de Farinha, cumpre o objetivo de resgatar a história, mas principalmente fortalecer a economia local, através da comercialização de produtos derivados do milho e da mandioca. 

A nova estrutura da Casa de Farinha Francisca Vasconcelos Souto, será entregue no sábado dia 23, as 16h, quando cerca de 300 pessoas beneficiadas deverão comparecer. 

www.lazarofarias.com.br
Fotos: Arquivo da Secretaria de Agricultura 
Informações: Alex Melo 


Share:

Curta nosso trabalho no facebook

Mais notícias