terça-feira, 24 de outubro de 2017

Saques do PIS/Pasep exigem cuidados com segurança; veja orientações

A Caixa Econômica e o Banco do Brasil começaram a liberar saque do PIS/Pasep para inúmeros aposentados, e a preocupação da população agora fica no momento em que o dinheiro é sacado como também a saída da agência bancária. O especialista em segurança, Marcos Roberto Araújo, alerta aos idosos sobre possíveis tentativas a assalto ao sair do banco.

"Percebemos que nossa experiência em segurança poderia ser útil não somente aos clientes, mas também para a sociedade como um todo. Por isso desenvolvemos dicas de segurança para ajudar a todos na prevenção de atos de violência. A famosa "saidinha de banco" acontece quase todos os dias no país e oportunistas podem agir nesse momento em que as pessoas estão sacando o PIS/Pasep. É preciso ter prudência e muito cuidado", comenta o especialista.

 Evite colocar muitas notas e moedas no bolso, fazendo volume e chamando a atenção de meliantes. Também não saia do banco carregando um envelope contendo dinheiro.

- Após o saque, o cliente jamais deve sair a pé ou entrar num ônibus. A preferência é usar um carro, ou pegar um táxi.

- Dê preferência a transações eletrônicas como DOC, TED, transferência via telefone ou internet, evitando fazer saques de grandes quantias em espécie.

- Se precisar fazer saques de valor alto, evite contar o dinheiro em locais públicos ou muito visíveis. Caso haja necessidade, verifique se o banco possui salas reservadas para este fim (alguns bancos têm salas especificamente para retirada de dinheiro de forma muito discreta e sigilosa).

- Aproveite o tempo da fila para observar as pessoas ao seu redor, procurando alguém "interessado" em você.

- Procure não realizar um único saque: se possível parcele o valor, os dias e horários dos saques.

- Se desloque ao banco sempre acompanhado e evite fazer comentários com pessoas estranhas, mesmo as que estiverem muito bem vestidas.

- Se perceber que está sendo observado por alguém dentro da agência, fale com algum funcionário do banco ou com os seguranças.

- Mude sempre os trajetos e os horários para ir ao banco.

- Desconfie das pessoas que passam muito tempo no banco sem buscar atendimento ou realizar alguma operação.

- Após a saída do banco, procure ser discreto.

- Caso perceba que está sendo seguido por alguém, entre em alguma loja movimentada e ligue para a Polícia, através do número 190.

- Em caso de assalto, NUNCA reaja. Seu dinheiro, por mais suado que seja, não é mais importante que sua vida e pode ser adquirido novamente com trabalho e esforço.

EM CAIXAS ELETRÔNICOS

- Não escolha a data de nascimento nem repita o mesmo número várias vezes, como senha de seu cartão magnético.

- Não aceite ajuda de pessoas desconhecidas, que lhe ofereçam isenção de tarifas e outras vantagens financeiras.

- Quando precisar de ajuda no caixa eletrônico ou na agência bancária, dirija-se somente ao funcionário do banco. Não procure ajuda de estranhos.

- Ao sacar, coloque o dinheiro em vários bolsos.

- Evite abrir carteiras ou bolsas na frente de todo mundo.

- Prefira os caixas eletrônicos localizados em shopping centers, dentro de agências bancárias e em ruas ou locais bem iluminados.

- Evite fazer saques à noite.

- Certifique-se que não há alguém suspeito por perto, antes de entrar em um caixa eletrônico. - Não guarde o cartão bancário e a senha no mesmo lugar, e não os entregue a estranhos. O ideal é memorizar a senha.

- Mantenha o corpo próximo à máquina e cubra o teclado com as mãos, evitando que outras pessoas vejam as informações na tela, sua senha e o valor retirado.

- Verifique sempre se o equipamento está funcionando antes de inserir o seu cartão no caixa eletrônico.

correio 
Share:

São Vicente do Seridó firma parceria com a UFCG

Curta nosso trabalho no facebook

Mais notícias