terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Instituições da PB começam matrículas do Sisu dia 1º

Os alunos paraibanos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) precisam ficar atentos aos calendários das instituições em que desejam ingressar. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o prazo para o cadastramento vai de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, porém, cada universidade ou instituto federal pode divulgar o seu próprio calendário. É o que acontece com as instituições de ensino da Paraíba.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) irá realizar o cadastro nos dias 5 e 6 de janeiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h (horário local). A pró-reitora de graduação da UFPB, Ariane Sá, disse ainda que o dia 7 estará reservado para os retardatários. Os cadastramentos serão realizados nos centros de origem do curso para qual o aluno foi selecionado. Ela disse ainda que nesta terça-feira (30), será divulgado um edital às 10h com todas as informações.

Ariane ainda informou que após o cadastramento dos alunos selecionados na chamada regular, a UFPB ainda realizará mais três chamadas, sendo a primeira já no dia 9 de fevereiro. Ela explicou que o estudante que foi aprovado apenas para a segunda opção, mas não foi chamado na primeira opção, já pode se inscrever para participar da lista de espera e, dentro do prazo, cadastrar-se para a segunda alternativa, aguardando a divulgação das próximas chamadas.

“Se você não tiver sido chamado para a sua primeira opção, mas ainda assim queira participar da lista de espera, você pode se inscrever para participar da lista de espera e na próxima semana realizar o cadastramento do curso de sua segunda opção. Quando saírem as próximas chamadas, caso o aluno venha a ser aprovado, ele procura a instituição, efetua o cadastramento e a outra matrícula automaticamente é cancelada”, explicou.

UFCG e IFPB têm prazos iguais à UFPB

Assim como a UFPB, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) realizarão o cadastramento nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro.

Na UFCG, o cadastramento deve ser feito na coordenação do curso para o qual o candidato foi classificado. O procedimento é obrigatório para garantir a vaga na instituição de ensino superior. O não comparecimento ou a não apresentação da documentação exigida no edital implica na perda do direito à vaga. Veja aqui o edital da UFCG.

Já na IFPB, os candidatos aprovados deverão comparecer ao campus do curso escolhido, entre os dias 05 e 07 de fevereiro, munidos dos documentos necessários à matrícula.

Já os aprovados para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) têm que se matricular entre os dias 1º e 6 de fevereiro de 2018.

Os estudantes selecionados deverão comparecer a Coordenação do Curso em que se inscreveu portando os seguintes documentos para a matrícula (com as respectivas cópias autenticadas): Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Histórico Escolar; RG; CPF; Prova de quitação com o Serviço Militar (no caso de candidatos do sexo masculino); Registro de Nascimento ou Certidão de Casamento, Prova de Quitação com o TRE (para maiores de 18 anos); e uma foto 3 x4 recente.

A matrícula só será permitida aos estudantes que apresentarem no ato da matrícula todos os documentos exigidos no edital, não sendo permitida a complementação de documentos posteriormente. Veja aqui o edital da UEPB.
Share:

Escute reportagem especial

Extra

Maranhão se diz disposto a unir Oposição

Curta nosso trabalho no facebook

Mais notícias