sábado, 26 de maio de 2018

Confira dicas para economizar combustível

Com a mudança na política de preços da Petrobras, os brasileiros estão sofrendo mais com a variação da gasolina e do diesel. Desde julho do ano passado, a variação tendeu para a alta, afetando o bolso e a economia em geral.

Na questão de consumo, é essencial estar em dia principalmente com filtro de ar, filtro de combustível, velas, cabos de vela, alinhamento e balanceamento.

Em primeiro lugar, não se deve encher o tanque até a boca. Quem está, desde quarta-feira, visitando os postos para encher o tanque até o fim está agindo de maneira errada. Isso aumenta o consumo.

Pare o abastecimento logo que a bomba desligar automaticamente.

Tentar colocar mais combustível é puro desperdício, já que o excesso pode ir direto para o cânister. Esse filtro de carvão tem a função de eliminar gases provenientes do combustível. Além de jogar dinheiro fora, a prática pode estragar o filtro.

Os pneus podem ser um dos principais vilões do alto consumo de combustível. Para que não haja excesso de atrito com o solo, é importante mantê-los sempre calibrados, o que pode ser feito a cada abastecimento, por exemplo (e preferencialmente com os pneus frios).

Se a pressão estiver mais baixa que a recomendada, a área de contato com o piso aumenta, e com isso o atrito fica mais elevado. Direção desalinhada também não é recomendável para economizar combustível, porque o motor terá de fazer mais força para movimentar o veículo.

Práticas de direção para economizar combustível

A maneira como você dirige é essencial para economizar combustível. Não acelere mais que o necessário. Deixe a velocidade subir gradativamente.

Excesso de rotação eleva muito o consumo. E, se o semáforo à frente estiver fechado, diminua a aceleração com antecedência, para não precisar frear muito.

Agindo assim, além de economizar combustível, você também vai poupar freios.

Também é importante não esticar as marchas. Procure trocá-las dentro da faixa de maior torque do motor, mais ou menos em torno de 3.000 rpm.

Fazer mudanças com rotações muito elevadas aumenta muito o consumo. “Segurar” o carro em subidas, com os pés na embreagem e no acelerador, não só eleva o consumo de combustível como também acelera o desgaste da embreagem. Não faça isso.

E não se esqueça de estar em dia com a manutenção do carro. Verifique as condições de velas, cabos de ignição e filtros de ar. Se a queima de combustível não estiver sendo bem feita, haverá elevação de consumo.
Share:

Balanço Geral - Correio FM 98.1

Confira os principais destaques do dia!

Escute reportagem especial

Curta nosso trabalho no facebook

Mais notícias