terça-feira, 12 de junho de 2018

Estudantes do Cariri são selecionadas para intercâmbio na Espanha e Canadá

As estudantes serra-branquenses Amanda Lopes, e Tereza Beatriz, da escola estadual senador José Gaudêncio, foram selecionadas para intercâmbio na Espanha e Canadá, dentro do programa de intercâmbio internacional Gira Mundo. O programa do governo do Estado já selecionou 175 estudantes de 60 municípios do estado para participar do programa este ano, sendo 100 para o Canadá, 50 para a Espanha e 25 para a Argentina. O resultado dos outros 25 aprovados para Portugal sairá na próxima sexta-feira (15)m junto com o resultado final.

No Cariri foram selecionadas para intercâmbio na Espanha as estudantes Caiza layla Gomes, da escola estadual João de Oliveira Chaves, de Monteiro e Amanda Silva Lopes, de Serra Branca. Já Tereza Beatriz foi selecionada para o Canadá.

Mais uma vez os estudantes de Serra Branca e os professores da escola senador José Gaudêncio dão demonstração da vocação educacional do município. Nas edições passadas os estudantes Alyson Rodrigues, universitário do curso de odontologia da UFCG, e Gustavo Cordeiro, do curso de engenharia civil, foram selecionados no programa do governo do Estado para intercâmbio no Canadá e evoluíram significativamente como profissionais e cidadãos dando aulas voluntárias a alunos mais jovens.

O pai de Amanda, o agente de saúde Márcio Bezerra, não escondeu a emoção de ver a filha realizar o sonho de estudar em outro país e conhecer uma nova cultura. “Ela me contou hoje bastante emocionada que consegui ser selecionada no Gira Mundo e nós daremos todo apoio para que ela vivencie essa experiência da melhor forma possível. Esse programa é uma demonstração de que na Paraíba estudar na Europa não é coisa apenas para filhos de pais ricos, mas para os alunos de origem humilde, cujos pais não teriam condições de pagar por isso”, contou.

Para o diretor de Desenvolvimento Estudantil e coordenador do Gira Mundo, Tulhio Serrano, “o resultado é fruto da consolidação do Programa como política pública de educação no Estado, no sentido de criar um grande movimento em prol da melhoria da qualidade do ensino, do aprendizado de outras línguas e conhecimento de outras culturas. Este ano

O resultado está disponível no endereço eletrônico www.paraiba.pb.gov.br/educacao/giramundo. 

O Programa – O programa Gira Mundo modalidade estudante é voltado para os alunos matriculados na segunda série do Ensino Médio no sentido de oportunizar o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino, que, ao regressarem, tornar-se-ão multiplicadores do Programa Gira Mundo em suas regiões e desenvolver ações voltadas ao aprimoramento da educação no estado da Paraíba. O objetivo é motivar os alunos da rede pública estadual de educação na busca de melhor formação e desempenho na escola.

Os estudantes, durante sua estada, residem em casa de famílias nativas e cursam um semestre letivo em escolas de nível médio. Os aprovados recebem bolsa auxílio. As passagens, emissão de passaporte e visto, moradia, alimentação, transporte e seguro saúde para intercambistas, em um período de cinco meses (um semestre letivo) bem como todos os serviços supracitados, são de responsabilidades da empresa de intercâmbio licitada.

Com Clóvis Gaião
Share:

Balanço Geral - Correio FM 98.1

Confira os principais destaques do dia!

Escute reportagem especial

Curta nosso trabalho no facebook

Mais notícias