Extra

Servidores dos correios confirmam greve

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Saiba onde fazer mamografia pelo SUS na Paraíba

Nesta terça-feira (5), comemora-se o Dia da Mamografia e alguns estabelecimentos realizam esse procedimento pelo Sistema Único de Saúde na Paraíba. Pela rede municipal em João Pessoa, o exame é disponibilizado o Hospital Napoleão Laureano, Hospital São Vicente de Paulo e Centro de Diagnóstico do Câncer (CDC). Já pela rede estadual, além dos já citados, a população também pode encontrar na Diagson e na Radiomed.

De acordo com a Secretaria de Saúde de João Pessoa, em 2018, o fluxo para a realização do exame foi simplificado para facilitar o acesso das mulheres aos serviços. A usuária deve se dirigir primeiramente à sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência. No local, ela passará por avaliação do médico ou enfermeiro que, ao verificar a necessidade do exame, fará a requisição da mamografia.

Em posse do encaminhamento, as mulheres munícipes de João Pessoa podem optar entre fazer a marcação por meio da USF ou dirigir-se diretamente a um dos três serviços conveniados. No caso das moradoras de outros municípios, pactuados com a Capital, os exames devem ser agendados por meio das secretarias de Saúde de onde residem.
Share:

Escute reportagem especial

Curta nosso trabalho no facebook