quinta-feira, 25 de abril de 2019

Prefeitura e Vigilância Sanitária de Soledade realizam mutirão de combate às arboviroses

A Prefeitura de Soledade realizou, nesta terça-feira (23), mais uma ação de combate às arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) no município. Durante toda a manhã, agentes comunitários, através da Coordenação de Vigilância em  Saúde e a coordenação de Atenção Básica, em conjunto com agentes de combate a endemias da Vigilância Sanitária,  estiveram no bairro de Santa Teresa. Na oportunidade, cerca de 20 agentes fizeram buscas ativas por transmissores dessas doenças e orientaram a população para a eliminação de criadouros, num trabalho preventivo de combate as doenças transmitidas por esses vetores.

         Essa foi a primeira de várias ações de rua do grupo este ano. A equipe é formada por 12 agentes de combate às endemias e oito agentes comunitários. Mas, segundo a secretária de Saúde de Soledade, Larissa Moura, essa parceria dos agentes comunitários e de endemias já vem acontecendo desde fevereiro, quando a equipe realizou ação educativa nas escolas dentro do “Programa Saúde na escola – PSE”. “Fevereiro e março estivemos nas escolas do município orientando nossos alunos a evitar criadouros. Foi uma ação muito positiva”, comentou a secretária.

         Durante a ação na rua, várias medidas são desenvolvidas, entre elas, o controle de vetor casa a casa e em pontos estratégicos, a abordagem dos moradores e a distribuição de material educativo. Quando achados os criadouros, eles são eliminados também pela equipe. Nos próximos meses, outros bairros receberão os agentes, com ênfase naqueles onde já foram encontrados focos de ovos do mosquito Aedes Aegypti.

          “Vamos fazer mutirão no bairro Santa Teresa, Alto São José e Centro. Depois avançaremos para os demais”, explicou Larissa Moura, lembrando que Soledade ainda não registrou nenhuma notificação por dengue, mas as ações de combate e eliminação de criadouros serão contínuas. “Mesmo com o fim do verão, fase de maior risco de infestação, as equipes continuam atuando sem descanso, de forma centralizada, otimizando as ações.  Agora que chove e faz muito calor, o que é bastante comum na nossa região, intensificamos as buscas e o controle”, comentou a secretária.

          Vale lembrar que o Aedes Aegypti, principal transmissor das arboviroses (mas também podem ser outros insetos e aracnídeos como aranhas e carrapatos) deposita seus ovos em água parada. Larissa Moura destacou ainda que é preciso atenção quanto aos possíveis focos dentro e fora das residências, fazendo um apelo à população para ficar vigilantes com recipientes que acumulam água. Ao detectar algum criadouro, a população deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde de Soledade, através do número 3383 1593.

            A secretária de Saúde lembra que a população precisa colaborar com atitudes no dia a dia, tais como, manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água, remover galhos e folhas de calhas, colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas, lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água, manter caixas d’água bem fechadas, não deixar água acumulada em lajes, limpar ralos, limpar regularmente piscina e a manter coberta quando não usar, eliminar pratos de vasos e não deixar material ou brinquedos jogados ao relento. “São dicas simples, mas, muito eficazes no combate aos vetores que provocam essas doenças que, em alguns casos, podem levar ao óbito”, finaliza a secretária Larissa Moura.
Share:

Balanço Geral - Correio FM 98.1

Confira os principais destaques do dia!

Escute reportagem especial

Curta nosso trabalho no facebook

Mais notícias