DESTAQUE 2012: LULA DE BALDUÍNO ENTRA PARA A HISTÓRIA

A série destaques de 2012 criada pelo nosso portal homenageia nessa semana um político da cidade de Assunção, o vereador Valdécio Oliveira Santos. Lula de Balduíno, como ficou conhecido no universo político, foi eleito pela primeira vez no ano de 1996 na primeira eleição de Assunção, com 136 votos foi o vereador mais votado, superando por um voto a grande liderança de João Martiniano dos Santos (Joca Grande), no ano seguinte Lula atinge outra marca, é eleito o primeiro presidente da Câmara Municipal de Assunção, vindo a participar e assinar documentos históricos como o Regimento Interno da casa legislativa e a Lei Orgânica do Município.

Nas eleições seguintes foi reeleito nos anos 2000, 2004, 2008 e 2012, durante essas disputas Lula estabeleceu grandes recordes e novos "marcos" na história, em todas as eleições que participou foi eleito sempre como o vereador mais votado da cidade e no exercício do mandato demonstrou capacidade de articulação, sendo por 4 vezes o presidente da câmara municipal, Lula foi o vereador que mais tempo presidiu o parlamento.

Na somatória dos 4 biênios que dirigiu a câmara deixou muitos legados, a Independência financeira do parlamento, retirou a estrutura física do desconfortável prédio da antiga sub prefeitura passando-a para os prédios onde funcionam atualmente a secretaria de cultura e o telecentro da cidade, oferecendo com isso mais espaço para participação popular e melhores condições de trabalho para vereadores e funcionários que puderam contar com nova mobilha, computadores etc.

Na sua ultima passagem pelo parlamento na condição de presidente, Lula deixou o principal legado de sua administração, um prédio próprio para a sede da câmara, moderno, equipado e inovador, onde ela funciona atualmente. Nesse mesmo período Valdécio também recebeu criticas na sua vida pública, as principais foram de que o funcionamento do parlamento teria ficado inoperante no que diz respeito a realização das seções, mas isso não foi suficiente para diminuir a avaliação positiva do povo para com o político que foi novamente reeleito em 2012, sendo hoje o único vereador com cinco mandatos no município. Por essa razão recebe nossa homenagem como destaque em 2012.
Postagem Anterior Próxima Postagem