PM adia seleção interna após aluna estar inscrita sem ter ingressado na corporação

Uma candidata recém aprovada no concurso da Polícia Militar da Paraíba em 2014 está chamando a atenção dentro da corporação, devido ao nome dela estar entre os selecionados para se submeter a um concurso interno da PM, que só pode ser feito por efetivados da corporação. O caso veio ao conhecimento da imprensa nessa segunda-feira (5). Nesta terça (6), o comando da PM informou que adiou essa seleção interna.
Conforme portaria publicada pela Polícia Militar, a candidata foi uma das aprovadas no certame e está apta para ingressar no curso de formação da PM, que se inicia nesta terça-feira (6) para os 520 aprovados e tem duração de dez meses de treinamentos e mais de mil horas/aula. Caso passe nessa etapa e seja nomeada, ela deverá ingressar, definitivamente, para reforçar as ações do Programa Paraíba Unida pela Paz no Estado.
Entretanto, o nome dela também aparece na lista para iniciar o Curso de Formação de Sargentos (CFS 2015), o que estaria de forma ilegal no processo. Conforme prevê o edital, apenas os policiais efetivos e com mais de um ano de corporação podem fazer esse curso. Nesse sentido, a candidata estaria apta para o CFS em 2016. Ao detectar o problema, a corporação denunciou o erro. A prova do CFS estava marcada para ocorrer no dia 11 de janeiro.
A assessoria de comunicação da Polícia Militar da Paraíba informou que, após uma reunião, ficou decidido que essa seleção interna para soldados foi adiada, mas a nova data não foi divulgada.
Concurso interno
Em setembro de 2014, a Polícia Militar lançou três concursos internos para capacitação e ascensão de cabos, sargentos e habilitação de oficiais. Ao todo, foram oferecidas 140 vagas. As inscrições foram realizadas pela internet. Os certames são compostos por três etapas (intelectual, saúde e física) e a primeira fase acontece nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos. Para a formação de sargentos, cujos concursos realizados em três anos já formaram mais de 200 praças, estão sendo oferecidas 60 vagas, divididas em duas turmas.
Portal Correio
Postagem Anterior Próxima Postagem