Cartaxo faz balanço anual e destaca reforço na transparência administrativa

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, reuniu todo o secretariado nesta sexta-feira (11), no Paço Municipal, para anunciar o balanço de ações em 2015. Entre janeiro e dezembro deste ano, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) irá alcançar a marca histórica de 70 obras entregues, 39 delas apenas durante o segundo semestre, o que marca uma média de duas inaugurações por semana.

De acordo com o gestor, mesmo em um ano de adversidades no cenário econômico, foram investidos R$ 170 milhões em áreas estratégicas para o município, em obras e ações. O próximo ano será o marco da conclusão de grandes obras, a exemplo da Nova Lagoa, da Beira Rio, das Calçadas de Orla, além de novos conjuntos habitacionais.

Durante a reunião, Luciano Cartaxo informou que já foram entregues 64 obras à população ao longo deste ano e anunciou a previsão de seis novas inaugurações ainda em dezembro.

“João Pessoa teve a coragem de realizar uma maratona de entregas em um período de crise, quando 43% das cidades brasileiras não devem fechar as contas em dia, como apontou a Confederação Nacional dos Municípios”, disse.

De acordo com o prefeito, foi preciso cortar gastos, modernizar a máquina pública e reforçar medidas de transparência.

“Fizemos aquilo que precisava ser feito para João Pessoa não ficar olhando a crise passar em 2015. Melhoramos o investimento público, com um dos maiores conjuntos de obras da história recente da capital, sem perder de vista o pagamento dos salários em dia, com reposição anual, junto com a antecipação da primeira parcela do 13º salário e a injeção de R$ 171 milhões na economia apenas com as folhas de novembro, dezembro e com o pagamento do décimo”, reforçou.


“João Pessoa foi considerada a capital mais transparente do Brasil pela Controladoria-Geral da União (CGU), a terceira melhor colocada no país pelo Ministério Público Federal e ainda recebeu o reconhecimento do Tribunal de Contas como a cidade que mais faz pela transparência na Paraíba”, disse.

O prefeito também fez questão de registrar novas medidas adotadas nesta semana na área, como o decreto que estabelece o pregão eletrônico em todas as secretarias, a partir de 2016, além do lançamento do primeiro aplicativo no país de Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

Apenas em 2015, a Prefeitura entregou 18 creches em tempo integral, entre construídas e reformadas. Em média, a cidade recebeu mais de uma unidade por mês, o que permitiu um salto de 4 mil vagas na primeira infância para mais de 11 mil ao longo deste ano.

As medidas também alcançaram as escolas do Ensino Fundamental, atualmente com 100% das unidades com Programa de Robótica e acesso ao Passe Livre. Já são seis escolas climatizadas e reformadas, com outras duas previstas para serem entregues até o final deste ano.

Segundo Cartaxo, além de construir ou reformar seis Unidades de Saúde da Família (USF), e de alcançar a marca de 100 mil atendimentos na UPA do Valentina este ano, a gestão também inaugurou novos espaços voltados para a prevenção e prática de esportes. “Adotamos medidas inovadoras, como as Academias de Saúde. Já são três inauguradas apenas em 2015, trazendo fisioterapeutas, nutricionistas e orientação física para mais perto da população”, disse.

O prefeito destacou, ainda, os resultados alcançados na área de Habitação. “Mais de três mil pessoas que antes não tinham uma casa para viver agora possuem um lugar seguro. Em muitos casos, estamos integrando um conjunto de serviços aos novos moradores, com novas creches, praças e USFs”, reafirmou.

Outra marca dos investimentos realizados em 2015 corresponde à revitalização de novos espaços de lazer. “Estamos convidando a população a viver a cidade de uma forma diferente, estimulando o uso de espaços públicos, agregando novos serviços, construindo ou recuperando áreas que ganharam novo significado na vida de milhares de pessoas.

Foi assim, por exemplo, com a nova Praça da Independência, um símbolo para a nossa cidade. Outras ações emblemáticas também foram concluídas, como a Praça da Juventude, no Bairro das Indústrias, a maior em área construída da história da cidade”, explicou.

De acordo com o prefeito, a cidade seguirá com novas intervenções na mobilidade urbana, com mais investimentos no transporte público e na melhoria da malha viária da cidade. “Em 2015, implantamos e ampliamos a faixa exclusiva de ônibus da Epitácio Pessoa.

Intervenções importantes foram realizadas, como o Binário da Praça da Independência e a nova interligação no bairro da Torre”, disse. Até 2016, informou Cartaxo, novas intervenções serão empreendidas, reforçando a prioridade para o transporte público e ações educativas.

A agenda de entregas de dezembro, que marca o fechamento do ciclo das 70 obras deste ano, seguirá até o final deste mês. Neste domingo (13), o prefeito fará a entrega de um novo campo de futebol em Gramame.
Ainda estão previstas a climatização e a reforma de duas escolas, mais um centro de educação infantil, a recuperação da escadaria histórica da Rua Gabriel Malagrida, além da ampliação de uma Unidade de Saúde da Família no bairro do Cristo Redentor.

“Mesmo em cenário de adversidade, João Pessoa teve ousadia e determinação para fazer o novo, e vencer em 2015. Agora, vamos seguir enfrentando novas batalhas, para comemorar novas conquistas, também em 2016”, ressaltou Cartaxo.

2016 – O prefeito anunciou que o próximo ano será marcado pela entrega de grandes obras na cidade. A Nova Lagoa, que prevê a construção do novo Parque Solon de Lucena, será inaugurada em junho. Outras ações emblemáticas, como a UPA de Cruz das Armas e o novo Hotel Globo, também serão entregues à cidade.

Também constam na programação a Nova Beira Rio, o Viaduto da Rua Geraldo Mariz, a construção de novas praças de esportes e lazer, além de novos conjuntos residenciais, como o Vista Alegre, em Gramame, que reúne mais de 2 mil apartamentos.

secom/JP



Postagem Anterior Próxima Postagem