São Paulo – Pela primeira vez em dez anos, as intenções de voto do Nordeste para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são equivalentes à sua rejeição.
Em pesquisa divulgada nesta segunda-feira (22), o Ibope Inteligência investigou o potencial de voto dos eleitores brasileiros em relação a seis candidatos hipotéticos para as eleições presidenciais de 2018.
Entre os seis possíveis presidenciáveis testados pelo Ibope, o ex-presidente é quem carrega a maior taxa de rejeição – 61% dos eleitores afirmam que não votariam em Lula de jeito nenhum.
Há quatro meses, a taxa de reprovação do petista era seis pontos menor. Já o grupo que diz que votaria com certeza em Lula soma apenas 19% do eleitorado – em outubro de 2015 eram 33%.
Levando em consideração que a pesquisa foi realizada de 13 a 17 de fevereiro deste ano, as investigações que giram em torno dele e sua família podem ter contribuído para a queda do potencial de voto.
Para chegar a estes resultados, a pesquisa ado Ibope ouviu 2.002 pessoas em 142 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
No gráfico abaixo, você acompanha a intenção de voto do brasileiro: