CMJP

ALPB

Acidentes de moto: 234 vítimas no Hospital de Trauma de Campina Grande

As estatísticas do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande mostram que os casos envolvendo acidentes de moto lideraram as entradas nos plantões: nos últimos três finais de semana, foram atendidos 234 pacientes em virtude de acidentes envolvendo motocicletas. Nesse mesmo período, foram registrados 1.525 atendimentos totais, de acordo com os dados da unidade hospitalar.

Ainda conforme o balanço do Trauma, do último sábado (16) até a madrugada dessa segunda-feira (18), por exemplo, foram contabilizados 57 atendimentos dessa natureza. No mesmo período, deram entrada na unidade apenas três vítimas de acidente de carro, cinco de projéteis de arma de fogo, sete de arma branca e dez por espancamento. Ao todo foram registrados 390 atendimentos nesse último fim de semana, de modo que as demais ocorrências foram na Clínica Médica e na Pediatria por motivos diversos.

Apesar de ter sido um final de semana chuvoso no Estado, esse não foi o período em que mais se registrou este tipo de ocorrências ao longo deste mês, tendo em vista que no primeiro e segundo final de semana de abril foram contabilizados respectivamente 59 e 118 entradas de pacientes vítimas de acidentes de moto no Trauma de Campina Grande.

Segundo o diretor técnico da unidade hospitalar, José Bezera, a combinação perigosa do álcool e alta velocidade ao pilotar motocicletas somada a questão da imprudência são os principais fatores que contribuem para os elevados números de vítimas de acidente de moto na região. “Muitas dessas vítimas que chegam ao hospital ingeriram bebida alcoólica, o que acaba provocando esses acidentes”, pontuou.

O Hospital de Trauma de Campina Grande é referência em trauma para 203 municípios da Paraíba, além de alguns municípios do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará. Em média, 250 pacientes são atendidos diariamente na unidade hospitalar e o Governo do Estado investe mensalmente cerca R$ 11,5 milhões para a manutenção do hospital, conforme os dados do hospital. 

Confira o balanço de entradas no Hospital de Trauma de Campina Grande nos finais de semana de abril:

1º final de semana: acidente de moto (59); acidente de carro (3); arma de fogo (4); arma branca (4); espancamento (15); outras ocorrências (339); total (424);

2º Final de semana de abril: acidente de moto (118); acidente de carro (10); arma de fogo (8); arma branca (5); espancamento (9); outras ocorrências (561); total (711);

3º final de semana: acidente de moto (57); acidente de carro (3); arma de fogo (5); arma branca (7); espancamento (10); outras ocorrências (308); total (390);

Fonte: Hospital de Trauma de Campina Grande
Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url

Veja mais: