Começa nesta sexta-feira (23) a vacinação contra o sarampo para crianças de 6 a 11 meses em toda a Paraíba. A Tríplice Viral faz parte do calendário permanente de vacinação, protege contra sarampo, rubéola e caxumba e está disponível em todas as Unidades de Saúde para a população de 1 a 49 anos. A “dose zero” é uma estratégia imediata para barrar a transmissão do vírus do sarampo, que foi reintroduzido no país em 2019.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a Paraíba – que não tem casos confirmados da doença – ainda não recebeu as doses extras encaminhadas pelo Ministério da Saúde; mas ressaltou que os municípios estão abastecidos da vacina tríplice viral. Em 2019, só o município de João Pessoa recebeu sete vezes mais do quantitativo de doses necessárias para garantir a cobertura vacinal de crianças de 12 e 15 meses. A terceira gerência, região de Campina Grande, durante o ano de 2019, recebeu mais que dobro de vacinas necessárias para a cobertura da população.
A coordenadora Estadual de Imunizações, Isiane Queiroga, explica que para garantir uma homogeneidade satisfatória seria necessário ter, pelo menos, 70% dos municípios com cobertura de 95%. “A Paraíba atingiu 51%, ou seja, dos 223 municípios, 115 atingiram a meta de vacinar 95% das crianças de um ano contra Sarampo, Rubéola e Caxumba” diz.
Créditos: Fonte83