Carteiras de identidade só serão emitidas na Paraíba em caso de urgência devido ao coronavírus

A emissão de carteiras de identidade foram suspensas na Paraíba e só serão emitidas em casos de urgência. A medida foi adotada pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (19), em adequação ao decreto governamental que recomendou a suspendeu de atividades que reúnam grandes concentrações de pessoas para evitar possíveis infecções pelo coronavírus.
Na estado, as carteiras de identidade são emitidas pelo Núcleo de Identificação Civil e Criminal do Instituto de Polícia Científica (IPC). O atendimento ao público é feito geralmente nas unidades das Casas da Cidadania e postos cedidos por órgãos públicos, que estão com as atividades suspensas.
Apesar da suspensão, os casos de emissão de Carteira de Identidade que envolvam extrema urgência serão atendidos. O IPC disponibilizou o e-mail geicc@ssp.pb.gov.br para receber solicitações de pessoas que não possam esperar pelo retorno do serviço. Também foi disponibilizado o número (83) 3264-9158 para fornecer informações à população.
Por meio do e-mail, quem precisar do documento pode enviar documentos comprovando a urgência da emissão da carteira de identidade. Os dados serão analisados e atendidos, desde que a necessidade seja comprovada.
Segundo o chefe do Núcleo de Identificação Civil e Criminal, Acidio Pereira, os agendamentos feitos por meio da internet também foram suspensos porque não há previsão de quando o controle da Covid-19 vai permitir que os trabalhos da Polícia Civil voltem ao normal.
"Casos como cirurgias, questões previdenciárias e decisões judiciais poderão ser atendidas desde que comprovem a urgência", afirmou Acidio.
Por mês, o IPC emite cerca de 28 mil carteiras de identidade. Em 2019, foram 304 mil documentos emitidos. No ano passado, o IPC ainda emitiu, por mês, 5.600 carteiras para idosos com direito ao transporte coletivo gratuito no Estado.
G1
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