Secretarias municipais da Saúde em João Pessoa e em Campina Grande implantam, nesta terça-feira (24), a modalidade ‘drive thru’ para vacinação de idosos contra a influenza. O objetivo é evitar aglomerações nos postos de saúde da cidade, diminuindo o risco de transmissão do novo coronavírus.
Na Capital, o atendimento acontece no Parque Arruda Câmara (Bica) e nos estacionamentos dos shoppings Mangabeira e Manaíra, sempre das 8h às 12h e das 13h às 16h. Apenas pessoas que estiverem de carro serão atendidas.
Agentes de mobilidade farão a organização do fluxo de veículos e os profissionais de saúde, devidamente equipados com insumos de proteção, farão a imunização. “Pedimos a população que não procure todos os postos de atendimento de uma única vez. Temos vacinas suficientes para a atender a todos os idosos e profissionais de saúde, público que também deve ser atendido nesta primeira fase”, a secretária-executiva de Saúde, Ana Giovana.
Os 68 pontos de vacinação já instalados em ginásios de escolas municipais seguem funcionando. Nessa segunda, primeiro dia da campanha de imunização, houve fila e aglomeração de idosos em alguns locais.
Já em Campina Grande, os pontos de vacinação foram montados nos parques da Criança e da Liberdade. O ‘drive thru de vacina’ funcionará todos os dias da semana, das 8h às 18h. A partir desta quinta-feira (26), a vacina para os idosos também estará disponível em pontos fixos nos dez distritos sanitários da cidade. Estes postos serão instalados em equipamentos sociais, como escolas e creches, quem possuam áreas amplas e arejadas, também como medida preventiva à transmissão do coronavírus. Nestes locais, os idosos serão vacinados de acordo com um cronograma que será estabelecido por idade, começando pelas pessoas acima dos 80 anos de vida.
As equipes de saúde também irão aplicar a vacina nas residências das pessoas acamadas que já fazem parte do cadastro das equipes da Estratégia de Saúde da Família. Para os acamados que residem em áreas da cidade que não possuem cobertura de Unidades Básicas de Saúde foi disponibilizado o agendamento das visitas dos vacinadores por um número de WhatsApp (83 98700-1533). O contato neste canal é feito apenas por mensagem de áudio ou texto, não estando disponível para ligações de voz.
Portal Correio