O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), anunciou na tarde desta segunda-feira (18) a ampliação de medidas de combate à propagação do novo coronavírus na cidade. O novo decreto mantém também todas as ações preventivas adotadas anteriormente.
As atividades na construção civil serão mantidas, em contrapartida ao decreto estadual que proíbe o funcionamento do setor, com a justificativa de evitar o avanço de casos de dengue no município e tornar menor o impacto do desemprego na cidade. O prefeito ressaltou que enxerga o serviço como essencial.
A fiscalização nas feiras livres será intensificada para que apenas estabelecimentos com serviços essenciais funcionem. As atividades na feira de troca serão suspensas.
Condutores de táxi, mototaxistas e passageiros só poderão circular com o uso de máscaras para proteção das vias aéreas.
No sábado (16), Romero anunciou a proibição de caminhadas no entorno do Açude Velho. A medida se estende para os locais destinados para atividades físicas na avenida Juscelino Kubitschek e no canal de Bodocongó.
O novo decreto ainda deve considerar as atividades religiosas como essenciais, segundo a prefeitura. No entanto, as celebrações devem ser feitas apenas por transmissões feitas pela internet.
A fiscalização do cumprimento das recomendações será realizada pelos fiscais da Gevisa e Secretaria de Saúde com acompanhamento de atividades realizados pelo Ministério Público da Paraíba com apoio do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.