CMJP

ALPB

Paixão, Morte e Vida: O Verdadeiro Significado da Semana Santa

O portal Lázaro Farias traz nesta Sexta-feira da Paixão uma matéria especial para refletir o verdadeiro significado da Semana Santa e os principais momentos vividos por Jesus Cristo até a sua ressurreição.

Do silêncio da cruz ao triunfo do túmulo vazio, cada dia convida os cristãos a reviver com fé e amor o mistério central da vida cristã: a paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Nesta sexta-feira, os cristãos de todo o mundo, especialmente os católicos, celebram a Sexta-feira da Paixão, um dos momentos mais profundos do calendário litúrgico. É o dia em que se recorda a morte de Jesus Cristo na cruz, sua entrega por amor à humanidade e o sacrifício que trouxe redenção aos pecados do mundo.

Ao contrário de outras datas religiosas marcadas por festa, a Sexta da Paixão é um dia de silêncio, reflexão, jejum e oração. Não há missa — apenas a Celebração da Paixão do Senhor, onde os fiéis escutam a narrativa da crucificação e adoram a cruz, símbolo máximo da fé cristã.

Esse dia marca o início do Tríduo Pascal, os três dias mais sagrados da fé cristã, que culminam na Ressurreição de Jesus no Domingo de Páscoa:

  1. Quinta-feira Santa: recorda a Última Ceia, a instituição da Eucaristia e o gesto do lava-pés.
  2. Sexta-feira da Paixão: medita-se sobre a dor e morte de Jesus.
  3. Sábado Santo: um dia de silêncio e expectativa pela vitória de Cristo sobre a morte.
  4. Domingo de Páscoa: celebra a ressurreição, a vida nova e a vitória do amor.

Mais do que relembrar um fato histórico, esses dias convidam os cristãos a renovar sua fé, a se reconciliar com Deus e a viver com mais amor, perdão e esperança.

Cristo morreu por amor — e ressuscitou para nos dar vida.



Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url

Veja mais: