CMJP

ALPB

Vaticano confirma: Papa Francisco morreu de AVC seguido de insuficiência cardíaca

O Vaticano divulgou nesta segunda-feira (21) que o Papa Francisco faleceu devido a um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de um colapso cardiovascular irreversível. O óbito ocorreu às 7h35 (horário local) na Casa Santa Marta, residência oficial do pontífice.

A certidão de óbito, assinada pelo médico Andrea Arcangeli, diretor de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano, detalha que o Papa sofreu um AVC que resultou em coma e falência cardíaca. O documento também menciona que Francisco enfrentava condições de saúde pré-existentes, como pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.

O anúncio oficial foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, em uma transmissão pela Vatican Media. O corpo do Papa será velado na Basílica de São Pedro a partir de quarta-feira, com o funeral previsto para ocorrer entre sexta-feira e domingo.

Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro Papa jesuíta e latino-americano da história. Seu pontificado, iniciado em 2013, foi marcado por reformas sociais e pastorais significativas na Igreja Católica.

Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url

Veja mais: