CMJP

GOV

ALPB

11 dos 12 Deputados Paraibanos Apoiaram Ampliação de Cadeiras na Câmara, Mesmo com Custo de R$ 64 Milhões ao Ano


A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (6), a proposta que aumenta de 513 para 531 o número de parlamentares federais. A medida, que ainda gera polêmica por seu impacto financeiro, teve apoio quase unânime da bancada paraibana em Brasília.

Dos 12 deputados federais da Paraíba, 11 disseram “sim” à ampliação, enquanto apenas Cabo Gilberto Silva (PL) se posicionou contra o projeto.

A proposta, que prevê um custo adicional estimado em R$ 64,6 milhões por ano aos cofres públicos, foi aprovada com 270 votos favoráveis e 207 contrários. O objetivo do texto é atualizar a distribuição de cadeiras na Câmara com base no Censo 2022 do IBGE, em cumprimento a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

O relator da matéria foi justamente um paraibano, o deputado Damião Feliciano (União Brasil). Ele apresentou um substitutivo ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/23, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ). A versão aprovada evita perdas nas bancadas de estados que teriam cadeiras reduzidas, mantendo o número atual para eles e apenas ampliando o total da Casa.

A mudança valerá a partir da legislatura de 2027.

Veja como votou cada deputado da Paraíba:

A favor:

  1. Hugo Motta (Republicanos)
  2. Aguinaldo Ribeiro (PP)
  3. Mersinho Lucena (PP)
  4. Romero Rodrigues (Podemos)
  5. Murilo Galdino (Republicanos)
  6. Wellington Roberto (PL)
  7. Ruy Carneiro (Podemos)
  8. Wilson Santiago (Republicanos)
  9. Gervásio Maia (PSB)
  10. Damião Feliciano (União Brasil)
  11. Luiz Couto (PT)

Contra:

  1. Cabo Gilberto Silva (PL)

O Portal Lázaro Farias segue acompanhando os bastidores de Brasília e os impactos das decisões que influenciam diretamente a representação política da Paraíba.

Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url

Veja mais:

GOV