11 dos 12 Deputados Paraibanos Apoiaram Ampliação de Cadeiras na Câmara, Mesmo com Custo de R$ 64 Milhões ao Ano
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (6), a proposta que aumenta de 513 para 531 o número de parlamentares federais. A medida, que ainda gera polêmica por seu impacto financeiro, teve apoio quase unânime da bancada paraibana em Brasília.
Dos 12 deputados federais da Paraíba, 11 disseram “sim” à ampliação, enquanto apenas Cabo Gilberto Silva (PL) se posicionou contra o projeto.
A proposta, que prevê um custo adicional estimado em R$ 64,6 milhões por ano aos cofres públicos, foi aprovada com 270 votos favoráveis e 207 contrários. O objetivo do texto é atualizar a distribuição de cadeiras na Câmara com base no Censo 2022 do IBGE, em cumprimento a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).
O relator da matéria foi justamente um paraibano, o deputado Damião Feliciano (União Brasil). Ele apresentou um substitutivo ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/23, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ). A versão aprovada evita perdas nas bancadas de estados que teriam cadeiras reduzidas, mantendo o número atual para eles e apenas ampliando o total da Casa.
A mudança valerá a partir da legislatura de 2027.
Veja como votou cada deputado da Paraíba:
A favor:
- Hugo Motta (Republicanos)
- Aguinaldo Ribeiro (PP)
- Mersinho Lucena (PP)
- Romero Rodrigues (Podemos)
- Murilo Galdino (Republicanos)
- Wellington Roberto (PL)
- Ruy Carneiro (Podemos)
- Wilson Santiago (Republicanos)
- Gervásio Maia (PSB)
- Damião Feliciano (União Brasil)
- Luiz Couto (PT)
Contra:
- Cabo Gilberto Silva (PL)
O Portal Lázaro Farias segue acompanhando os bastidores de Brasília e os impactos das decisões que influenciam diretamente a representação política da Paraíba.