As fortes chuvas que caem sobre o litoral da Paraíba nos últimos dias levaram o Governo do Estado a adiar duas importantes audiências públicas do Orçamento Democrático Estadual. Os encontros estavam marcados para esta quinta-feira (15), em Mamanguape, e sexta-feira (16), em Ingá.
Segundo o secretário executivo do Orçamento Democrático, Júnior Caroé, a decisão foi tomada por precaução, diante dos desafios logísticos e de segurança impostos pelo mau tempo. “Desde a noite de ontem, fortes chuvas atingem toda a faixa litorânea da Paraíba, o que compromete a mobilização popular e o deslocamento até os locais das audiências”, explicou.
Ainda não há uma nova data definida para os eventos, mas Caroé garantiu que a equipe segue empenhada em garantir a escuta popular em momento oportuno: “O Governo, atento às condições climáticas e prezando pela segurança dos participantes, decidiu remarcar os encontros. Em breve, anunciaremos o novo cronograma”.
⚠️ Alerta de chuvas intensas segue até sexta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de perigo devido ao acumulado de chuvas em João Pessoa e outras cidades da faixa litorânea. O aviso é válido até a noite desta sexta-feira (16) e prevê precipitações de até 100 mm por dia.
O risco inclui alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, especialmente nas áreas mais vulneráveis.
🌍 Cidades sob alerta:
-
João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Conde, Alhandra, Pitimbu
-
Mamanguape, Rio Tinto, Baía da Traição, Mataraca, Marcação, Lucena
-
Capim, Cuité de Mamanguape, Itapororoca, Jacaraú
-
Caaporã, Cruz do Espírito Santo, Juripiranga, São Miguel de Taipu, Pedras de Fogo, Sapé
A orientação das autoridades é que a população fique atenta aos alertas oficiais, evite áreas de risco e redobre os cuidados durante os deslocamentos.