O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar o município de Cachoeira dos Índios, no Sertão da Paraíba, nesta quarta-feira (21). A visita faz parte do Circuito das Águas, iniciativa do Governo Federal que percorre obras de abastecimento hídrico no Nordeste.
Na Paraíba, Lula vai participar da inauguração do Trecho 1 do Ramal do Apodi, em Cachoeira dos Índios. A estrutura tem 115,5 km de extensão, começa na barragem de Caiçara (PB) e segue até a barragem de Angicos (RN). Com capacidade para transportar até 40 m³/s de água, a obra deve beneficiar cerca de 750 mil pessoas em 54 municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o projeto teve início em 2021 e está com 74,83% das obras concluídas. A entrega total está prevista para outubro de 2026, com investimento estimado em R$ 1,45 bilhão.
A agenda presidencial também inclui uma visita técnica às obras do Ramal do Salgado, outra frente da transposição do Rio São Francisco. Esse ramal terá 36 km de extensão, ligando Cachoeira dos Índios (PB) a Lavras da Mangabeira (CE), com deságue no Rio Salgado.
Na véspera da visita, o prefeito Alyson Francisco (PP) se reuniu com a equipe de cerimonial da Presidência da República para alinhar os detalhes da programação. “Estamos trabalhando juntos para garantir que a visita seja um sucesso e que possamos aproveitar ao máximo essa oportunidade”, declarou o gestor.