Vereador diz que mulher "não apanhou, mas deveria", e senadora Daniella Ribeiro repudia fala

 



O presidente da Câmara Municipal de Jacaraú, no Litoral Norte da Paraíba, Genésio Pessoa (PSB), causou revolta ao afirmar em sessão que uma mulher "não apanhou, mas deveria". A declaração foi feita ao comentar uma denúncia apresentada por um morador sobre uma suposta agressão a uma mulher nas dependências da Câmara.

Durante a fala, o vereador se referiu a uma funcionária da prefeitura, que, segundo ele, estaria "incomodando" os servidores da Câmara.

“A senhora que o senhor falou aqui, que foi pra Câmara Municipal... o senhor sabe quem é aquela senhora? Ela não apanhou, não, mas deveria. É uma funcionária da prefeitura que ninguém sabe onde presta serviço. Ela tá toda hora lá, o pessoal da ótica tava trabalhando e ela incomodando. É um caso passado, mas ela tem que trabalhar, em vez de tá toda hora incomodando o pessoal”, afirmou Genésio.

A repercussão foi imediata, e o vereador tentou se justificar, alegando que sua fala foi motivada pelo suposto desacato da mulher a funcionários da Casa.

“Quando eu falei aqui na questão que merecia, porque foi desacatar quem tava trabalhando, uma pessoa desocupada a vida toda desacatando quem tava trabalhando. Então, assim, eu peço desculpa pelo que falei, mas que se respeite aquela casa”, disse.

Apesar do pedido de desculpas, a declaração gerou indignação de autoridades e da sociedade civil. A senadora Daniella Ribeiro, coordenadora do programa Antes que Aconteça, voltado ao enfrentamento à violência contra a mulher, repudiou com veemência as palavras do vereador.

“Figuras públicas devem dar exemplo, e não reforçar discursos de ódio, machismo e misoginia. Declarações assim incentivam a violência contra a mulher, que tantas lutam diariamente para combater”, afirmou a senadora.

O caso gerou pedidos de investigação e uma possível representação contra o vereador pode ser formalizada por entidades de defesa dos direitos das mulheres nos próximos dias.

Assista o vídeo: Vereador diz que mulher "não apanhou, mas deveria".

Postagem Anterior Próxima Postagem