EM DESTAQUE

Incêndio entre Junco do Seridó e Assunção é considerado o maior desastre ambiental da região do seridó e cariri

Entre Junco do Seridó e Assunção, a mata está sendo destruída há vários dias por conta de um incêndio incontido pelos bombeiros. O fo...

Rádio Online

sábado, 16 de abril de 2016

Estado notifica mais de 21 mil casos suspeitos de dengue em 2016

No período de 1º de janeiro a 11 de abril de 2016 (14ª semana epidemiológica de início de sintomas), na Paraíba, foram notificados 21.168 casos prováveis de dengue. Em 2015, no mesmo período, registrou-se 4.660 casos, evidenciando um aumento de 354,24%. A informação é do último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). No mesmo período deste ano, foram 1.371 casos notificados como suspeita de chikungunya, com a notificação de seis óbitos suspeitos de chikungunya nos municípios de Monteiro (1), Aroeiras (1), João Pessoa (1), São José do Umbuzeiro (1), Soledade (1) e Santa Cecília (1). Ainda foram notificados 1.249 casos como suspeita de zika vírus.

De acordo com o boletim, foram 19 óbitos notificados como suspeita de dengue, sendo um confirmado (Monteiro); seis descartados e 12 seguem em investigação. Atualmente, existem três Unidades Sentinelas do zika vírus implantadas, sendo uma em Bayeux; uma em Campina Grande e uma em Monteiro, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

De acordo com a Portaria GM Nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, ficou definido que todo óbito suspeito de chikungunya deve ser informado, imediatamente, à SES e permanece a orientação de que todo caso suspeito deve ser notificado.

Além disso, a partir do dia 17 de fevereiro de 2016, ficou instituída a notificação obrigatória para todos os casos suspeitos de zika vírus, por meio da Portaria GM Nº 204. Nos casos suspeitos de zika vírus em gestante e óbitos suspeitos de zika, as Secretarias Municipais de Saúde devem comunicar em até 24 horas a Secretaria de Estado da Saúde. 
Proxima Anterior Inicio