segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Junco do Seridó realizou dia D da Campanha contra raiva animal - Coordenador alerta para sintomas e risco da doença

Foi realizado nesse sábado (21) o dia D da Campanha de  Vacinação Contra Raiva  Animal (Antirrábica). 

A vacina foi oferecida em pontos estratégicos PSF 1 (Centro) e PSF 2 (Santo Antônio), das 7h às 17h. 

O Coordenador de Atenção Básica Fernando Régis, disponibilizou as parciais do Dia D da Campanha: Foram vacinados 237 Cães, 210 Gatos, com um total parcial de 447 Animais Vacinados. 

O Coordenador lembrou que a média de porcentagem é somente em cães, por motivo do cão ser mais afetado e transmissível  diante a doença da Raiva, sendo portanto, a porcentagem parcial de 25,96% até o momento.

Fernando Régis garante que a vacina não tem contraindicação e vai ser aplicada pelo segundo ano consecutivo com agulhas e seringas descartáveis. 

Depois do Dia D, as vacinas continuam sendo oferecidas durante 30 dias no Município, incluindo a Zona Rural.

Fernando Régis ainda orienta os proprietários para observarem os sintomas da raiva. Segundo ele, os animais raivosos costumam procurar lugares escuros, ficam sem comer e sem beber e se tornam agressivos, além de salivarem de forma abundante. Depois de cerca de dez dias do início dos sintomas, o animal entra em coma e morre.

Por conta deste prazo, ele recomenda que a Secretaria de Saúde seja comunicada imadiatamente sobre a suspeita de um animal raivoso. "Ao serem identificados os sintomas clínicos, o animal deve ser isolado com urgência”, alerta. Em seres humanos, os sintomas incluem transtornos comportamentais e neurológicos, irritabilidade e irritação no local da agressão. Tanto em animais quanto em seres humanos, a doença é letal em 100% dos casos.


A raiva é uma doença infecciosa aguda, trasmitida por vírus ao homem através de mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos. A doença afeta o sistema nervoso central, levando à morte em pouco tempo e a única forma de evitar é a vacinação dos animais.
Share:

São Vicente do Seridó firma parceria com a UFCG

Curta nosso trabalho no facebook

Mais notícias