Extra

MEC divulga gabarito oficial do ENEM

terça-feira, 19 de junho de 2018

Bandeirinha no carro exige cuidados para evitar acidentes; veja orientações

A seleção brasileira disputa a Copa do Mundo e, como forma de celebrar o momento, os brasileiros usam adereços e enfeites por todos os lados. Nos veículos não é diferente. Motoristas usam as famosas bandeirinhas, mas devem ter cuidado na hora de fixá-las nas janelas. O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Estado da Paraíba (BPTran), orientou sobre os cuidados necessários para evitar acidentes.

De acordo com o BPTran, não há nenhuma regra sobre o uso das bandeirinhas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas elas precisam ser adequadamente fixadas para que não sejam arremessadas do veículo em movimento e não prejudiquem a visibilidade ou a segurança dos motoristas.

“O CTB não proíbe bandeirinhas nos carros, mas o uso indevido delas pode acarretar outras infrações que estão presentes no Código. Caso a bandeira esteja atrapalhando a visibilidade dos motoristas, altere as características do veículo ou se desprenda da janela, por exemplo, além de infração, representa um risco à segurança do próprio motorista e dos demais cidadãos no trânsito. É preciso cuidado”, orientou o aspirante Martinez, coordenador do BPTran.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito, o veículo também pode ser adesivado ou ter a superfície pintada em até 50%, conforme dispõe o artigo 14 da Resolução 292/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “Se a adesivagem do carro predominar mais que a cor original do carro também é considerada infração. É preciso cautela na hora de enfeitar o veículo para não alterar as características dele”, concluiu Martinez.

Em resumo, o motorista deve prender bem a bandeirinha para que ela não caia do carro e, em caso de pintura ou adesivagem, deve respeitar o que diz o CTB sobre a transparência dos vidros e a cor original do veículo.
Share:

Balanço Geral - Correio FM 98.1

Confira os principais destaques do dia!

Escute reportagem especial

Curta nosso trabalho no facebook

Mais notícias