quarta-feira, 14 de novembro de 2018

MEC divulga gabarito oficial do ENEM

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi divulgado nesta quarta-feira, 14 de novembro. As respostas das provas aplicadas nos dias 4 e 11 deste mês são apenas para conferência dos estudantes, já que recursos não serão recebidos.

Confira o gabarito do Enem 2018

Os estudantes poderão notar que uma questão de Matemática foi anulada. A decisão foi tomada depois que o Inep constatou que o item já tinha sido usado em um Vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o que é proibido.

O gabarito oficial não contém a resolução das questões, que pode ser conferida na Correção Comentada do Enem 2018 feita pelo Brasil Escola em parceria com o Oficina do Estudante.

Como foram as provas do Enem 2018?
O primeiro dia do Enem 2018 foi composto por 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 sobre Ciências Humanas e uma Redação com o tema "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". Este domingo foi marcado pela presença de algumas perguntas polêmicas, que despertou a indignação do presidente eleito Jair Bolsonaro. 

No segundo dia, os estudantes tiveram que responder 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática. O último domingo contou com a prova de Química mais difícil de todas as edições do Enem, segundo professores. 

Números do Enem 2018
A abstenção do primeiro dia de provas foi a menor do Enem, com ausência de 24,9% dos mais de 5,5 milhões de inscritos. Já o segundo domingo teve 29,2% de faltosos.

O Inep informou que 66 pessoas foram eliminadas do Enem, sendo 64 pelo descumprimento de regras do edital; uma por problema na revista com detector de metais e outra por se recusar a participar da coleta da impressão digital. 

O Enem foi aplicado em 1.725 cidades, contando com 10.718 locais de prova. Estudantes de locais de provas em Franca (SP) e Porto Nacional (TO) não conseguiram concluir o exame no primeiro dia por falta de energia, por isso, eles farão apenas essas provas em 11 de dezembro. 

Quando sairá o resultado do Enem?
O resultado do Enem 2018 sairá em 18 de janeiro de 2019. A pontuação é utilizada por 1.434 Instituições de ensino superior no Brasil por meio de vestibulares, Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Também é possível estudar em Portugal com as notas do Enem.

Saiba como calcular a média do Enem

Mais informações no Especial do Enem 2018 no Brasil Escola.
Share:

Balanço Geral - Correio FM 98.1

Confira os principais destaques do dia!

Escute reportagem especial

Curta nosso trabalho no facebook

Mais notícias