domingo, 18 de agosto de 2019

Investimentos diversos podem garantir aposentadoria segura

A aposentadoria no Brasil é um sonho distante para uns e pode ser o melhor momento da vida para outros. O problema está na forma de se planejar ao longo da carreira. Quem se preocupa desde o início da vida em fazer uma previdência privada e não depende apenas do INSS se aposenta com qualidade e uma boa grana. Já quem deixa tudo para a última hora pode se ver daqui a alguns anos recebendo a pensão mínima, tendo que mudar o padrão de vida e, por vezes, até recorrer a um empréstimo online.

As novas regras de aposentadoria em vigor estabeleceram como teto máximo na aposentadoria do INSS o valor de R$ 5.839,45. E tem ainda a reforma da Previdência, que muda alguns aspectos para quem ainda tem uns anos de contribuição pela frente. Muitos brasileiros que estão trabalhando no mercado agora só vão se aposentar com mais de 70 anos. É na aposentadoria que muita gente finalmente vai ter mais tempo para concretizar planos que tanto sonhou. Para garantir isso, algumas dicas podem ser seguidas. Veja abaixo como investir pensando em um futuro confortável.

Investimento privado

Se você tem um dinheirinho extra guardado em casa ou no banco, o segredo é investir. Dinheiro parado não rende e uma forma de conseguir lucro a longo prazo é apostar em poupanças, previdências privadas e consignações.

As previdências privadas e poupanças a prazo são bastante seguras e têm tido bons rendimentos ao longo dos anos. A consignação pode ser mais burocrática.

Para que o seu investimento seja 100% seguro e confiável, procure ajuda de um contador ou outro profissional da área. Leia atentamente os contratos antes, principalmente as cláusulas sobre saques antes da data, que é onde se perde mais.

Comece a investir cedo!
Não interessa se você tem apenas 20 anos e assinou a carteira de trabalho ontem. Aliás, melhor ainda. Quanto mais novo você iniciar uma previdência privada, mais dinheiro vai ter quando se aposentar.

Há muitas opções, muitas delas com desconto em folha. Cuidado com essas, é preciso ter todos os cálculos muito bem especificados antes de assinar.

Investimentos na bolsa de valores e em títulos do governo também são boa ideia, porém podem requerer mais conhecimento.

Dívidas
Para ter uma aposentadoria tranquila e segura é importante que você evite o acúmulo de dívidas enquanto trabalha. Tenha atenção na hora de realizar financiamentos e compras parceladas.

Às vezes é melhor juntar o dinheiro e esperar para comprar à vista do que ter vários compromissos a prazo. É interessante ainda ter um controle financeiro. Anote seus gastos e as entradas de dinheiro em um caderno para visualizar melhor o seu real consumo.

Outra coisa que você pode fazer é identificar bem suas rendas e despesas e ver o que pode ser cortado já. Há despesas que pagamos no débito automático que nem sequer sabemos de onde vêm e para onde vão. Quando não fazemos um bom controle, perdemos dinheiro, mesmo que não estejamos endividados.

Planejar por si mesmo

Se você tem algum sonho de aposentadoria que parece inatingível, comece a planejar hoje mesmo. O primeiro passo é definir um objetivo e aí então você pode partir para a ação.

É como planejar uma viagem: você primeiro namora os destinos, depois adequa os valores a sua realidade, escolhe passagens que cabem no seu bolso e só viaja quando está tudo pago, certo? Na aposentadoria é a mesma coisa!
Share:

Escute reportagem especial

Curta nosso trabalho no facebook