Lagoa Seca tem história contada em livro que será lançado hoje

A história de Lagoa Seca está contada nas páginas do livro “Limites no Horizonte do Tempo – textos em história local”, que será lançado na noite de hoje (30), no Museu dos Três Pandeiros, em Campina Grande.

A obra faz parte de um compilado de artigos de alunos e professores universitários que retratam a historicidade da Paraíba. Quem contribuiu para o trabalho, foi o estudante de História e morador de Lagoa Seca, João Neto Pereira.

Através do imaginário popular das lendas, como a do “padre sem cabeça” e “menino afogado”, o historiador se debruçou nas entrevistas colhidas por ele próprio para contar a evolução da cidade, passando pela emancipação até os dias atuais.

O autor falou da escassez de escritos sobre Lagoa Seca.

“Minha contribuição no livro foi contar um pouco da historicidade de Lagoa Seca, principalmente devido à escassez de escritos sobre nossa cidade. Entretanto, resolvi contar essa história de forma diferente, sendo por meio das lendas que circundam a espacialidade lagoassequense”, disse.

João Neto ainda comentou sobre o artesanato local – presença forte no livro -, mas ressaltou que é preciso que as pessoas tenham um sentimento maior de pertencimento a sua terra.

“Somos privilegiados com um artesanato singular, temos o Convento Ipuarana, que em si já detém vastas possibilidades de escrita, além da produção agrícola, que é reconhecida nacionalmente. Acredito, repito, que o que falta é o sentimento de pertencimento por parte dos cidadãos”, desabafou.

Os interessados poderão comprar o livro na hora do evento ou por meio do número (83) 99303-0341, no valor de R$50. A cerimônia de lançamento que acontece às 19h30 desta quarta (30) terá entrada gratuita.

ascom 
Reactions