sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Paraíba tem estoque reduzido da vacina pentavalente há pelo menos três meses

O estoque de doses da vacina pentavalente, que protege bebês contra cinco doenças, está reduzido na Paraíba. No Estado, para manter uma rotina mensal, são necessárias 19 mil doses da vacina para os 223 municípios, mas a Paraíba só recebeu 7 mil doses. Previsão do Ministério da Saúde é que o estoque seja estabilizado até dezembro de 2019.
A pentavalente é uma vacina de rotina para bebês. As doses devem ser dadas aos 2, 4 e 6 meses. Ela protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e uma bactéria responsável por infecções.
De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas fornecidas por um laboratório indiano tiveram os lotes reprovados em testes de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Qualidade em Saúde pela Anvisa.
Conforme a coordenadora estadual de imunizações, Iziane Queiroga, desde julho a Paraíba não consegue manter o estoque, mesmo com o estoque estratégico. Em João Pessoa, por mês, o município costuma receber três mil doses da vacina, mas só mil doses foram disponibilizadas e em postos específicos. Na rede privada, a procura dobrou no último mês e cada dose custa R$ 380.

Fonte: G1 Paraíba

Share:

Escute reportagem especial

Curta nosso trabalho no facebook